Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Minha gente, ninguém gosta de dar uma de pato. Nem de pagar o pato. Empresários e consumidores não querem nem ouvir falar em aumento de impostos. Eu também não, aliás. Mas, do mesmo modo, nunca quis o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestando grana aos grandes empresários sob taxas subsidiadas (custeadas em partes) pelo governo. Ou, melhor dizendo, pelo dinheiro do contribuinte.

(Ou ainda, para ser o mais claro possível, pelo meu, pelo seu, pelo nosso dinheiro.)

O empresário não pode reclamar de aumento de impostos e ao mesmo tempo defender o crédito subsidiado do BNDES. Ora essa... O custo do subsídio implícito é bem grande, na casa das centenas de bilhões por ano! E os consumidores? E os sindicatos? Pedem para o governo gastar mais em diversas áreas e reclamam de mais impostos? Aí é incoerente, né, pessoal.

Sabe o que eu queria mesmo ver?

Um patão amarelo beeeeem grandão lá em Brasília, feito esse da campanha dos empresários, com o seguinte emblema no peito: não queremos os empréstimos subsidiados do BNDES!

Esse pato aí faria boa duplinha com o outro, que odeia impostos.

Oremos?

Quack, quack.

Por que não vamos pagar o pato?

Minha gente, ninguém gosta de dar uma de pato. Nem de pagar o pato. Empresários e consumidores não querem nem ouvir falar em aumento de impostos. Eu também não, aliás. Mas, do mesmo modo, nunca quis o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestando grana aos grandes empresários sob taxas subsidiadas (custeadas em partes) pelo governo. Ou, melhor dizendo, pelo dinheiro do contribuinte. (Ou ainda, para ser o mais claro possível, pelo meu, pelo seu, pelo nosso dinheiro.) O empresário não pode reclamar de aumento de impostos e ao mesmo tempo defender o crédito subsidiado do BNDES. Ora essa... O custo do subsídio implícito é bem grande, na casa das centenas de bilhões por ano! E os consumidores? E os sindicatos? Pedem para o governo gastar mais em diversas áreas e reclamam de mais impostos? Aí é incoerente, né, pessoal. Sabe o que eu queria mesmo ver? Um patão amarelo beeeeem grandão lá em Brasília, feito esse da campanha dos empresários, com o seguinte emblema no peito: não queremos os empréstimos subsidiados do BNDES! Esse pato aí faria boa duplinha com o outro, que odeia impostos. Oremos? Quack, quack.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

ImpostosBNDES
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.