Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Escrever este artigo é um grande prazer. O Prêmio Nobel de Economia de 2015 não poderia ter ido parar em mãos mais merecedoras, as do professor escocês Angus Deaton. Mas por que ele foi escolhido?

angus deaton nobel

Deaton é um dos gigantes da profissão (e não estou me referindo apenas à sua altura!). É um modelo a ser imitado por outros economistas. Em sua longa e produtiva carreira, aplicou as melhores teorias econômicas a problemas de grande importância. Foi um dos mais influentes profissionais. Muito do que sei de economia aprendi em seus livros.

O anúncio do prêmio pela Academia Real das Ciências da Suécia menciona três grandes contribuições da obra de Deaton:

Primeiro, seu trabalho dos anos 80, sobre estimação de sistemas de demanda com John Muellbauer, que criou uma ferramenta básica para estudos sobre efeitos de taxação de bens, construção de índices de preços e comparações de bem-estar.

Segundo, seu trabalho sobre consumo, resumido em seu livro-aula Understanding Consumption, ensinou uma geração de economistas sobre a importância de analisar dados microeconômicos (por exemplo, o nível de gasto das famílias, individualmente) para melhor entender os dados macroeconômicos (por exemplo, o nível de gasto das famílias, agregadamente). Foi esse livro que me introduziu à sua obra, durante o curso de macroeconomia de meu doutorado.

Terceiro, seu interesse se voltou para o estudo de pesquisas amostrais domiciliares (como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, no Brasil). Seu foco principal era a medição de linhas de pobreza e testar teorias sobre o subdesenvolvimento.

Além de sua contribuição original como pesquisador, devemos acrescentar um quarto motivo para Deaton ter sido premiado: seu papel ensinando a toda uma geração de pesquisadores a analise de dados de pesquisas amostrais, com seu outro grande livro-aula: The Analysis of Household Surveys. 

Por que Angus Deaton ganhou o Nobel de Economia em 2015?

Escrever este artigo é um grande prazer. O Prêmio Nobel de Economia de 2015 não poderia ter ido parar em mãos mais merecedoras, as do professor escocês Angus Deaton. Mas por que ele foi escolhido? angus deaton nobel Deaton é um dos gigantes da profissão (e não estou me referindo apenas à sua altura!). É um modelo a ser imitado por outros economistas. Em sua longa e produtiva carreira, aplicou as melhores teorias econômicas a problemas de grande importância. Foi um dos mais influentes profissionais. Muito do que sei de economia aprendi em seus livros. O anúncio do prêmio pela Academia Real das Ciências da Suécia menciona três grandes contribuições da obra de Deaton: Primeiro, seu trabalho dos anos 80, sobre estimação de sistemas de demanda com John Muellbauer, que criou uma ferramenta básica para estudos sobre efeitos de taxação de bens, construção de índices de preços e comparações de bem-estar. Segundo, seu trabalho sobre consumo, resumido em seu livro-aula Understanding Consumption, ensinou uma geração de economistas sobre a importância de analisar dados microeconômicos (por exemplo, o nível de gasto das famílias, individualmente) para melhor entender os dados macroeconômicos (por exemplo, o nível de gasto das famílias, agregadamente). Foi esse livro que me introduziu à sua obra, durante o curso de macroeconomia de meu doutorado. Terceiro, seu interesse se voltou para o estudo de pesquisas amostrais domiciliares (como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, no Brasil). Seu foco principal era a medição de linhas de pobreza e testar teorias sobre o subdesenvolvimento. Além de sua contribuição original como pesquisador, devemos acrescentar um quarto motivo para Deaton ter sido premiado: seu papel ensinando a toda uma geração de pesquisadores a analise de dados de pesquisas amostrais, com seu outro grande livro-aula: The Analysis of Household Surveys. 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.