Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Várias fórmulas mágicas são cogitadas por aí para a renda do Brasil voltar a crescer. São coisas como mais investimento público em áreas estratégicas; mais crédito subsidiado para grandes empresas; aumentos substantivos no salário mínimo; auditoria da dívida pública; cobrar os sonegadores da Previdência; e por aí a banda toca.

produtividade eua vs brasil

Essas soluções, no entanto, ignoram um problema que, num gráfico simples com este acima, fica evidente: a produtividade do trabalhador Brasil está praticamente estagnada desde os anos 70. E sem conseguirmos empurrar esse índice para cima, fica difícil imaginar algum crescimento sustentável da renda no Brasil pelos próximos anos.

Aproveitamos para comparar a trajetória do índice de produtividade no Brasil e nos Estados Unidos. Mas por que fizemos isso?

Ao se depararem com os números negativos da economia brasileira, os mesmos portadores das soluções mágicas listadas acima, muitas vezes, recorrem ao cenário externo. Dizem eles: os dados negativos da economia do Brasil apenas refletem uma inescapável tendência mundial de catástrofes.

Os Estados Unidos são a economia mais poderosa do mundo. Convenhamos, se a crise fosse realmente generalizada, e não doméstica, dificilmente veríamos esse ganho de produtividade tão pelas terras do Tio Sam.

Clique aqui para entender quais políticas públicas tem, de fato, têm o poder de elevar a produtividade da economia.

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)

 

Produtividade: Estados Unidos vs. Brasil

Várias fórmulas mágicas são cogitadas por aí para a renda do Brasil voltar a crescer. São coisas como mais investimento público em áreas estratégicas; mais crédito subsidiado para grandes empresas; aumentos substantivos no salário mínimo; auditoria da dívida pública; cobrar os sonegadores da Previdência; e por aí a banda toca. produtividade eua vs brasil Essas soluções, no entanto, ignoram um problema que, num gráfico simples com este acima, fica evidente: a produtividade do trabalhador Brasil está praticamente estagnada desde os anos 70. E sem conseguirmos empurrar esse índice para cima, fica difícil imaginar algum crescimento sustentável da renda no Brasil pelos próximos anos. Aproveitamos para comparar a trajetória do índice de produtividade no Brasil e nos Estados Unidos. Mas por que fizemos isso? Ao se depararem com os números negativos da economia brasileira, os mesmos portadores das soluções mágicas listadas acima, muitas vezes, recorrem ao cenário externo. Dizem eles: os dados negativos da economia do Brasil apenas refletem uma inescapável tendência mundial de catástrofes. Os Estados Unidos são a economia mais poderosa do mundo. Convenhamos, se a crise fosse realmente generalizada, e não doméstica, dificilmente veríamos esse ganho de produtividade tão pelas terras do Tio Sam. Clique aqui para entender quais políticas públicas tem, de fato, têm o poder de elevar a produtividade da economia.   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)


 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.