Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

CAMPANHA

São R$3.600.000.000,00.
Até cansei de apertar a tecla 0.

Em português: são três bilhões e seiscentos milhões de reais.

É quanto os políticos querem tirar dos contribuintes para financiar suas reeleições, segundo o relatório da Comissão Especial da Câmara dos Deputados publicado ontem.
Trata-se do chamado Fundo Partidário, um mecanismo desenhado para perpetuar no poder os partidos que têm mais deputados.
Se considerarmos que existem 50 milhões de famílias no Brasil, são 72 reais por família, em média. Seria um avanço se a imprensa descrevesse os números deste modo.

Isso é ainda pior para a classe média, as famílias que pagam mais impostos porque vivem de salários – provavelmente você, leitor de classe média, está sendo tungado em mais de 300 reais para financiar as campanhas de reeleição de nossos políticos.

Sim, parece piada. Mas a piada é bem menos engraçada quando reconhecemos que somos nós os bobos da história.

O que propomos então para o financiamento dos partidos?

Ora, que sejam financiados voluntariamente por pessoas físicas. Se alguém gostar de uma ideia, partido ou candidato, que ponha seu dinheiro ou tempo para ajudar sua campanha.

Certamente vai faltar dinheiro no bolso dos caciques dos partidos. Que peninha...

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Insta :)

Quem deve financiar as campanhas políticas?

CAMPANHA São R$3.600.000.000,00. Até cansei de apertar a tecla 0. Em português: são três bilhões e seiscentos milhões de reais. É quanto os políticos querem tirar dos contribuintes para financiar suas reeleições, segundo o relatório da Comissão Especial da Câmara dos Deputados publicado ontem. Trata-se do chamado Fundo Partidário, um mecanismo desenhado para perpetuar no poder os partidos que têm mais deputados. Se considerarmos que existem 50 milhões de famílias no Brasil, são 72 reais por família, em média. Seria um avanço se a imprensa descrevesse os números deste modo. Isso é ainda pior para a classe média, as famílias que pagam mais impostos porque vivem de salários – provavelmente você, leitor de classe média, está sendo tungado em mais de 300 reais para financiar as campanhas de reeleição de nossos políticos. Sim, parece piada. Mas a piada é bem menos engraçada quando reconhecemos que somos nós os bobos da história. O que propomos então para o financiamento dos partidos? Ora, que sejam financiados voluntariamente por pessoas físicas. Se alguém gostar de uma ideia, partido ou candidato, que ponha seu dinheiro ou tempo para ajudar sua campanha. Certamente vai faltar dinheiro no bolso dos caciques dos partidos. Que peninha...   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Insta :)


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.