Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

quem veio primeiro

Questões desse tipo atormentam economistas. Não envolvendo ovos e galinhas, claro, mas relações de causa e efeito. Por exemplo, países mais ricos também possuem melhor nível educacional. Mas educação provoca desenvolvimento econômico?

Não necessariamente. Poderíamos contar a seguinte história também: quando as pessoas ficam mais ricas, passam a consumir outros tipos de bens, como lazer, saúde e… educação. Ou seja, nesse raciocínio, temos renda causando educação – e não o contrário.

Em outras palavras, os dados de educação e renda per capita* de um conjunto de países nos dizem apenas que há uma correlação entre as duas variáveis. Mas não nos permitem afirmar uma relação de causalidade entre elas.

Ou seja, quando abordamos problemas entre correlação e causalidade, em geral, contamos histórias consistentes com os dados encontrados. Mas não dá para separar uma história proposta da outra, alternativa, com base em uma simples correlação.

Por que isso é importante?

Porque a causalidade, mais do que a correlação, pode nos informar que política pública deve ser adotada com maior precisão.

Ora, se concluirmos que um maior nível de educação é a causa de uma maior renda per capita, vale, sim, a pena investir em políticas educacionais – se o objetivo do governante for trazer desenvolvimento econômico.

Tudo isso serve de introdução ao fato que relatarei a seguir, um exemplo de como podemos aplicar o raciocínio econômico em nossa vida particular.

Outro dia, preso no trânsito, ouvi no rádio sobre um estudo, empírico, baseado em questionários. Ele ligava o uso de lava-louças às alergias em crianças. Meu filho é alérgico e o assunto me chamou à atenção.

QUEM NASCEU PRIMEIRO O OVO OU A GALINHA

Pois bem. O resultado do estudo parece favorável à tal da “hygiene hypothesis” (“hipótese da higiene”). Pela conclusão obtida, a exposição de crianças pequenas a micróbios ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico.

O problema: essas máquinas tendem a matar muitos micróbios. Assim, em casas com lava-louças as crianças seriam menos expostas aos micróbios. E, portanto, teriam mais chances de serem alérgicas.

Isso deveria levar pais de crianças pequenas a jogar suas lava-louças fora?

Pensemos juntos nessa questão.

O que o estudo mostra é uma correlação, não um processo de causa e efeito. Para dar uma recomendação certeira aos pais, precisaríamos saber se o uso de lava-louças causa maior incidência de alergias.

Investiguei, li o estudo e, de fato, para ser justo, os autores não falam em momento algum sobre causa e efeito, mas em correlação.

Portanto, se seria apropriado recomendar aos políticos investimentos em educação para elevar a renda apenas com a comprovação de causa e efeito entre as duas cosias; o mesmo vale para a ideia de jogar nossas lava-louças no lixo para livrar nossos filhos das alergias.

* O valor da renda per capita de um país é obtido com a divisão matemática de toda a produção desse país em um ano pelo seu número de habitantes no mesmo período.

Por que o ovo veio antes da galinha (e vice-versa)?

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? quem veio primeiro Questões desse tipo atormentam economistas. Não envolvendo ovos e galinhas, claro, mas relações de causa e efeito. Por exemplo, países mais ricos também possuem melhor nível educacional. Mas educação provoca desenvolvimento econômico? Não necessariamente. Poderíamos contar a seguinte história também: quando as pessoas ficam mais ricas, passam a consumir outros tipos de bens, como lazer, saúde e… educação. Ou seja, nesse raciocínio, temos renda causando educação – e não o contrário. Em outras palavras, os dados de educação e renda per capita* de um conjunto de países nos dizem apenas que há uma correlação entre as duas variáveis. Mas não nos permitem afirmar uma relação de causalidade entre elas. Ou seja, quando abordamos problemas entre correlação e causalidade, em geral, contamos histórias consistentes com os dados encontrados. Mas não dá para separar uma história proposta da outra, alternativa, com base em uma simples correlação. Por que isso é importante? Porque a causalidade, mais do que a correlação, pode nos informar que política pública deve ser adotada com maior precisão. Ora, se concluirmos que um maior nível de educação é a causa de uma maior renda per capita, vale, sim, a pena investir em políticas educacionais – se o objetivo do governante for trazer desenvolvimento econômico. Tudo isso serve de introdução ao fato que relatarei a seguir, um exemplo de como podemos aplicar o raciocínio econômico em nossa vida particular. Outro dia, preso no trânsito, ouvi no rádio sobre um estudo, empírico, baseado em questionários. Ele ligava o uso de lava-louças às alergias em crianças. Meu filho é alérgico e o assunto me chamou à atenção. QUEM NASCEU PRIMEIRO O OVO OU A GALINHA Pois bem. O resultado do estudo parece favorável à tal da “hygiene hypothesis” (“hipótese da higiene”). Pela conclusão obtida, a exposição de crianças pequenas a micróbios ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico. O problema: essas máquinas tendem a matar muitos micróbios. Assim, em casas com lava-louças as crianças seriam menos expostas aos micróbios. E, portanto, teriam mais chances de serem alérgicas. Isso deveria levar pais de crianças pequenas a jogar suas lava-louças fora? Pensemos juntos nessa questão. O que o estudo mostra é uma correlação, não um processo de causa e efeito. Para dar uma recomendação certeira aos pais, precisaríamos saber se o uso de lava-louças causa maior incidência de alergias. Investiguei, li o estudo e, de fato, para ser justo, os autores não falam em momento algum sobre causa e efeito, mas em correlação. Portanto, se seria apropriado recomendar aos políticos investimentos em educação para elevar a renda apenas com a comprovação de causa e efeito entre as duas cosias; o mesmo vale para a ideia de jogar nossas lava-louças no lixo para livrar nossos filhos das alergias. * O valor da renda per capita de um país é obtido com a divisão matemática de toda a produção desse país em um ano pelo seu número de habitantes no mesmo período.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

Freakonomics
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.