Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

44437828 - sparks from the cutting of steel produced

Alguns economistas defendem a tese de que a eficiência e a produtividade econômicas estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da indústria. Mais ainda: argumentam que por causa disso o governo deve incentivar a indústria nacional.

Mas já sabemos no que esse papo de incentivar a indústria dá: protecionismo, que machuca os consumidores; ineficiências mil e corrupção (veja JBS e afins).

Ainda que a política industrial como usualmente praticada tenha milhares de problemas, é verdade que a produtividade depende da indústria? Não parece ser o caso, dado que nos países mais produtivos do mundo a indústria é normalmente pequena quando comparada ao PIB. Além do mais, por que raios não existiriam importantes avanços de eficiência na agricultura e nos serviços?

De todo modo, é sempre bom dar uma bisbilhotada nos dados. Foi isso que fizemos usando dados de produção industrial compilados pela OCDE, e dados de produtividade da famigerada Penn Tables. Como procedemos? Tentamos isolar a parte cíclica do crescimento da produtividade através de uma regressão simples dessa no crescimento do PIB. E aí olhamos a correlação entre essa parte e o crescimento da produção industrial brasileira para dois diferentes períodos de tempo. Como se nota, não parecem ter muito a ver um com o outro.
PTF-indústria

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Insta :)

 

A indústria é o motor da economia?

44437828 - sparks from the cutting of steel produced Alguns economistas defendem a tese de que a eficiência e a produtividade econômicas estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da indústria. Mais ainda: argumentam que por causa disso o governo deve incentivar a indústria nacional. Mas já sabemos no que esse papo de incentivar a indústria dá: protecionismo, que machuca os consumidores; ineficiências mil e corrupção (veja JBS e afins). Ainda que a política industrial como usualmente praticada tenha milhares de problemas, é verdade que a produtividade depende da indústria? Não parece ser o caso, dado que nos países mais produtivos do mundo a indústria é normalmente pequena quando comparada ao PIB. Além do mais, por que raios não existiriam importantes avanços de eficiência na agricultura e nos serviços? De todo modo, é sempre bom dar uma bisbilhotada nos dados. Foi isso que fizemos usando dados de produção industrial compilados pela OCDE, e dados de produtividade da famigerada Penn Tables. Como procedemos? Tentamos isolar a parte cíclica do crescimento da produtividade através de uma regressão simples dessa no crescimento do PIB. E aí olhamos a correlação entre essa parte e o crescimento da produção industrial brasileira para dois diferentes períodos de tempo. Como se nota, não parecem ter muito a ver um com o outro. PTF-indústria   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Insta :)


 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.