Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

(B) Qualidade educacional

No cálculo da Produtividade Total dos Fatores, as medidas utilizadas para os dois tipos de capital refletem quantidade, mas não qualidade. Isso é particularmente importante quando abordamos o capital humano: um ano de estudo em Burundi é muito provavelmente diferente de um ano de estudo no Uruguai, que muito provavelmente é diferente de um ano de estudo na Suíça. Há potenciais diferenças na qualidade do ensino, associadas por exemplo à formação dos professores, infraestrutura das escolas etc.

E uma educação de melhor qualidade tem como resultado uma PTF mais alta, pois a medida de capital humano capta apenas a quantidade do insumo.

Em outras palavras, a PTF é um resíduo: ela reflete tudo o que afeta as diferenças de renda entre países, mas que não está contabilizado nas medidas de capital físico e humano. Como o capital humano é em geral medido levando em conta apenas anos de estudo médios, as diferenças de qualidade educacional acabam se refletindo em diferenças de PTF entre países.

Isso é potencialmente relevante, basta observar que alunos de países desenvolvidos têm desempenho médio significativamente superior ao de alunos de países mais pobres em exames internacionais padronizados, como é o caso do Programme for International Student Assessment (PISA).

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.