Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Projeto do senador Paulo Paim (PT) pretende proibir a exigência de fiador no aluguel de imóveis. Mas, caso essa ideia vire lei, sabe quem terá a perder? Quem mora de aluguel.

No mercado imobiliário brasileiro, o locador tem poucas garantias de que receberá em dia. Não há muita punição ao locatário inadimplente. Em caso de calote, o locador precisa entrar na Justiça e sabe-se lá quando vai receber.

As imobiliárias requerem fiador em contratos de aluguel justamente para mitigar esse problema.

Se o projeto virar lei, haverá ainda menos garantias ao locador. E menos pessoas, portanto, estarão dispostas a colocar imóveis para alugar. Quando a oferta cai e o risco sobe, há pressão para que os preços sejam jogados para cima.

Os problemas do setor seriam agravados com a proibição da exigência de fiador. É preciso atacar as causas do problema, não as consequências. Como já dissemos por aqui, repetidas vezes, não há mágica em economia.

Por que proibir a exigência de fiadores pode fazer o aluguel subir?

Projeto do senador Paulo Paim (PT) pretende proibir a exigência de fiador no aluguel de imóveis. Mas, caso essa ideia vire lei, sabe quem terá a perder? Quem mora de aluguel. No mercado imobiliário brasileiro, o locador tem poucas garantias de que receberá em dia. Não há muita punição ao locatário inadimplente. Em caso de calote, o locador precisa entrar na Justiça e sabe-se lá quando vai receber. As imobiliárias requerem fiador em contratos de aluguel justamente para mitigar esse problema. Se o projeto virar lei, haverá ainda menos garantias ao locador. E menos pessoas, portanto, estarão dispostas a colocar imóveis para alugar. Quando a oferta cai e o risco sobe, há pressão para que os preços sejam jogados para cima. Os problemas do setor seriam agravados com a proibição da exigência de fiador. É preciso atacar as causas do problema, não as consequências. Como já dissemos por aqui, repetidas vezes, não há mágica em economia.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.