A ameaça institucional de Trump

Nas últimas décadas, economistas vêm ressaltando a importância de instituições para o desenvolvimento econômico. Entre elas, instituições políticas têm um papel fundamental. Elas norteiam a forma como nos relacionamos com o Estado e como as políticas públicas são desenhadas. Mas para que funcionem bem, as pessoas precisam confiar nelas. 

Caso contrário, passamos a acreditar que políticos e gestores podem tomar decisões a seu bel prazer, sem se preocupar com os desejos e opiniões de eleitores. Se as pessoas acreditam, por exemplo, que há fraudes sistemáticas e líderes são ilegítimos, o que fará com que sigam as regras?

Nesse sentido, são perigosíssimas as declarações recentes do presidente Trump, ao indicar que as eleições americanas foram “roubadas” em favor do candidato da oposição. Elas criam um risco para as instituições. Afinal, Trump tem muitos seguidores fiéis, que tomam sua palavra como verdadeira.

Se há fraudes, é crucial que elas sejam investigadas. Mas Trump e seus seguidores precisam apresentar um mínimo de evidência nesse sentido. Fazer denúncias formais e utilizar os caminhos da Justiça. Jogar palavras ao ar só coloca suspeitas infundadas sobre o sistema eleitoral e ameaça as instituições. E isso pode ter efeitos deletérios de longo prazo. 


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
A economia da Black Friday

A economia da Black Friday

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.