A Bolsa argentina vai melhor que a Bolsa brasileira?

Nos últimos 5 anos, a Bolsa argentina (índice Merval) rendeu 227%, enquanto a Bolsa brasileira (índice Ibovespa) rendeu 107%. Está vendo? Estão tentando te enganar. A nossa economia está indo pior que a da Argentina! O caos econômico na Argentina é balela! O nosso é maior!


É sério? Claro que não! Estamos fazendo apenas a comparação errada! Esses rendimentos estão em moeda local. Um argentino que colocou dinheiro na Bolsa teve de fato 227% de rendimento nos últimos 5 anos, enquanto um brasileiro teve de fato 107%. Mas e a inflação de cada um? Afinal, o que vale é o rendimento real, em termos de bife, arroz e feijão... Ou em termos de empanadas.

Mas aí complica um pouco para fazer a conta. Há muita incerteza sobre a inflação argentina. Ninguém sabe direito quanto subiram as empanadas. No banco de dados do Banco Mundial, por exemplo, a linha da inflação na Argentina está em branco. 

Então, vamos usar a taxa de câmbio pesos por real? Para isso existe mercado e, portanto, números confiáveis. Vamos imaginar um investidor brasileiro, o José, que há cinco anos investiu mil reais na Bolsa brasileira. Dado o rendimento de 107% nesse período, hoje ele tem pouco mais que 2 mil reais. O seu amigo João, no entanto, decidiu fazer diferente e apostou numa reviravolta argentina. Há cinco anos ele pegou mil reais, comprou pesos, comprou ações na Bolsa argentina e, hoje, está desfazendo toda a operação, ou seja, vendendo a Bolsa argentina e comprando reais de volta. Há cinco anos, o peso argentino valia 0,30 reais. Então o João colocou na Bolsa argentina 3,3 mil pesos e hoje, depois do rendimento de 227%, está sacando 10,9 mil pesos. Como o peso argentino hoje está a 0,067 reais, com os 10,9 mil pesos o João está comprando 730 reais... Ou seja, José investiu mil reais e saiu com 2 mil, enquanto João investiu mil e saiu com setecentos.

Ontem a Argentina elegeu um novo presidente. Parece ser um presidente não muito responsável economicamente. O anterior, ortodoxo na economia, não conseguiu entregar resultados. Possivelmente o João não estava contando com nada disso. Boa sorte, hermanos.



Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.