A composição do IGP-M | Gráfico da Semana

Aluguéis são reajustados no Brasil de acordo com o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas. No entanto, o índice é fortemente afetado pelo dólar e por preços internacionais. Isso ocorre porque boa parte dele é composta de preços ao produtor (atacado).

Confira o gráfico a seguir, que mostra os três grandes componentes que formam o IGP-M: preços ao produtor, preços ao consumidor e preços na construção. Note que o primeiro componente é responsável por 60% do índice.

Com isso, o IGP-M não necessariamente reflete bem mudanças no custo de vida. Especialmente quando há movimentos grandes no câmbio e em preços internacionais, como ocorreu recentemente.

Há inclusive um projeto em discussão no Congresso para tornar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) o indexador oficial dos aluguéis (https://www.camara.leg.br/noticias/744099-projeto-limita-reajustes-de-aluguel-residencial-e-comercial-ao-ipca/ ). Para mais detalhes, assista ao video
 
Fonte dos dados
Instituto Brasileiro de Economia (Ibre). Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: https://portalibre.fgv.br/sites/default/files/2020-03/metodologia-igp-m-jul-2019.pdf

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

IGPM economia
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Democracia importa

Democracia importa

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.