A evolução dos gastos das famílias brasileiras | Gráfico da semana

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) é realizada pelo IBGE para avaliar o padrão de consumo de famílias brasileiras. Os dados são usados, entre outras coisas, para determinar o peso que cada produto receberá nos principais índices de inflação do país. Recentemente foi divulgada a POF mais recente, que teve dados coletados em 2017 e 2018.

O gráfico abaixo mostra a evolução da participação de grandes grupos de consumo no orçamento médio das famílias pesquisadas nas últimas três POFs: 2002-03, 2008-09 e a mais recente, 2017-18. Incluímos também os dados de uma pesquisa mais antiga desse gênero, realizada em 1974-75, quando se chamava Estudo Nacional da Despesa Familiar. Dessa forma temos uma visão de longo prazo sobre as mudanças no padrão de consumo dos brasileiros.

Note que alimentação era o grupo mais importante na década de 1970. Mas, com a subida na renda per capita, foi perdendo espaço relativo no orçamento das famílias brasileiras. Por outro lado, temos um crescimento forte da participação de itens de habitação (que já corresponde a mais de 35% do orçamento), transporte, educação e saúde.

Fonte dos dados:

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25598-pof-2017-2018-familias-com-ate-r-1-9-mil-destinam-61-2-de-seus-gastos-a-alimentacao-e-habitacao

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
O pato soy yo?

O pato soy yo?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.