A maior força do Universo?

Há uma lenda urbana segundo a qual Einstein, sim o Albert, falou uma vez que os juros sobre juros são a maior força do universo. Dê uma procurada aí no Google que você vai ver. Não faço a menor ideia se ele falou isso mesmo. Mas acho que pode ter falado, possivelmente em um momento de relax com uma cerveja na mão. Afinal, o tal do juros sobre juros é poderoso mesmo. Não sei se mais poderoso que um buraco negro. Mas que o bicho tem poder é inegável...

Peguem os juros estratosféricos do cheque especial, de 13% ao mês, por exemplo. Nesse nível, os juros sobre juros fazem uma dívida de um real se transformar em uma dívida de mais de dois milhões de reais em 10 anos. É poder ou não é? Vamos pensar do outro lado, do lado de quem poupa. O rendimento médio da Bolsa, no longo prazo, fica ao redor de 10% ao ano. Isso significa que se uma pessoa de 20 anos aplicar 10 mil reais na Bolsa hoje para a sua aposentadoria, ela deve ter com 70 anos mais de um milhão de reais, tudo graças ao poder do rendimento sobre rendimento.

Como o parágrafo anterior ilustra, essa grande força do universo pode jogar contra a gente, se formos devedores, ou a favor da gente, se formos poupadores. Infelizmente, se não tivermos educação financeira, é mais provável que escolhamos o lado errado dessa história. Uma pessoa que conhece a força dos juros sobre juros sabe que se poupar um pouquinho todos os meses, lá na frente terá bastante dinheiro. Por outro lado, uma pessoa não educada financeiramente deve acabar preferindo gastar ao invés de poupar. Imagino que o Einstein deve ter feito uma bela poupança!

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.