A montanha russa da economia americana em 2020 | Gráfico da Semana

Como em diversos países, o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos despencou durante a pandemia. Ele caiu mais de 8% no segundo trimestre desse ano, na comparação com o trimestre anterior – o que equivale, em termos anuais, a incríveis 31,4%. No trimestre seguinte, no entanto, já vemos uma boa recuperação, com um crescimento anualizado de mais de 33%.

Os dados para a taxa de crescimento anualizada, desde 1947 até o terceiro semestre de 2020, estão no gráfico abaixo. Note que o tamanho das variações recentemente observadas é inédito nessas mais de sete décadas de dados para a economia americana.


Apesar do impressionante crescimento no último trimestre, o PIB dos Estados Unidos ainda não retomou seu nível pré-pandemia.
 
Observação: O PIB é uma medida de tudo o que é produzido em um país ao longo de determinado período. No caso, estamos falando do PIB real, que expurga o efeito da inflação dessa medida de produção agregada do país. Mais detalhes aqui: https://porque.com.br/cards/o-que-e-pib  
 
Fonte dos dados
Produto Interno Bruto Real, em frequência trimestral, com ajuste sazonal. Taxa de crescimento anualizada em relação ao trimestre anterior. FRED, Federal Reserve Bank of St Louis. Disponível em: https://fred.stlouisfed.org/series/A191RL1Q225SBEA     


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



Tags do post:

economia PIB USA

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Há perigo na esquina

Há perigo na esquina

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.