A pegadinha número 4 dos investidores: ações salientes

Você trabalha, vai pro bar com os amigos, sai pra jantar com a família, vai pra academia, viaja etc. e tal. Ou seja, sobra pouco tempo pra você de fato olhar para todas as ações que existem no mercado. Isso acontece com você e com todos os outros investidores amadores.

Isso significa que todos os investidores amadores acabam olhando para as mesmas empresas que, por um motivo ou por outro, relevante ou não, ficam salientes. Sabe aquela página da internet que fala sobre investimentos e que quase todo mundo acessa? Imagine que um dia ela solta uma matéria boba, nada a ver com nada, sobre uma empresa. Mesmo que a matéria seja vazia de conteúdo, pronto: a empresa ficou saliente. O que acontece? Essa empresa acaba ganhando uma atenção desproporcional dos investidores amadores. Se mil pessoas leem a matéria e 500 resolvem olhar o gráfico do histórico de preços da empresa, é muito possível que ocorra uma pressão compradora desproporcional ali. E, se a empresa não for das mais líquidas, as pessoas vão acabar pagando caro por ela.

Indicamos abaixo um artigo recente que olha para esse efeito. Neste working paper, Anastassia Fedyk mostra que as empresas que figuram, por motivos aleatórios, na primeira página da Bloomberg por mais tempo terminam tendo mais volume e valorizam no curto prazo.

Muito cuidado! Tenha consciência de que a sua atenção é um recurso limitado, e isso é uma grande armadilha para seus investimentos. Como regra geral, fuja de ações que estão salientes.


Fedyk(2019). "Front Page News: The Effect of News Positioning on FinancialMarkets".





Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Preços esquisitos

Preços esquisitos

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.