A pegadinha número 7 dos investidores: viés local

Chegamos hoje à nossa última pegadinha da Bolsa. É a última, mas nem por isso menos perigosa. Na verdade, ela é traiçoeiríssima! É o viés local.

Imagine que você mora em uma cidade que é sede de uma grande empresa listada na Bolsa. Essa empresa provavelmente emprega vários de seus amigos e conhecidos, e deve contribuir bastante para a economia local. Naturalmente, você deve ter apreço e respeito por essa empresa. Até aí, tudo ótimo, maravilha! No entanto, na hora de investir seu dinheiro na Bolsa, não faz o menor sentido você concentrar seus investimentos nessa empresa, coisa que muita gente faz.

Os motivos são dois. O primeiro, e mais óbvio, é que concentrar seus investimentos em uma empresa nunca é bom, e já falamos muito sobre isso. Diversificar, diversificar e diversificar é a regra de ouro dos investimentos. O segundo motivo é que você estará investindo seu dinheiro em uma empresa que, se tomar um choque negativo, irá prejudicar tanto seus investimentos quanto a economia do lugar onde você mora! Ou seja, você está se arriscando ao máximo!

Uma pegadinha muito parecida é concentrar seus investimentos em empresas do setor em que você trabalha. Pelos mesmos dois motivos, não faça isso. Não caia na ilusão de que você é muito bem informado (e melhor do que o mercado) sobre esse setor.

Os dois artigos abaixo falam sobre essa nossa última pegadinha. Cuidado com o viés local e bons investimentos!

 

Seasholesand Zhu (2010). “Individual investors and local bias”. Journal of Finance,65, 1987-2010.


 

Døskelandand Hvide (2011). “Do individual investors have asymmetric information based onwork experience?” Journal of Finance, 66, 1011-1041.










Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
BDRs: E eu com isso?

BDRs: E eu com isso?

O perigo da cloroquina

O perigo da cloroquina

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.