A recuperação do PIB | Gráfico da Semana

Recentemente, o IBGE divulgou o dado referente ao PIB do primeiro trimestre de 2021. Ele mostra a continuação do processo de recuperação da economia brasileira, na sequência do enorme choque negativo associado à pandemia de covid-19. Confira no gráfico abaixo, que mostra a série do PIB trimestral desde o início de 2018. Normalizamos o valor do 4º trimestre de 2019 em 100, representando o período pré-pandemia.

Notamos uma queda brutal, iniciada em 2020, e que se acentua nos primeiros trimestres do ano passado. A partir do 3º trimestre de 2020 começa a recuperação. No último dado, a economia brasileira basicamente retomou o mesmo nível do fim de 2019.

Apesar da recuperação do lado do PIB, os dados de emprego mostram uma realidade ainda complicada para grande parte dos brasileiros. Veja mais aqui.
 
Observação: o PIB – produto interno bruto – mede o valor de tudo o que foi produzido pelo país em determinado período, e fornece uma medida da atividade econômica. Também mede a renda total da economia. Leia mais em: https://porque.com.br/cards/o-que-e-pib e https://porque.com.br/cards/o-que-e-renda.
 
Fonte dos dados
Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, índice encadeado dessazonalizado. Ipeadata. Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
A polêmica das farmácias

A polêmica das farmácias

Democracia importa

Democracia importa

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.