Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

abono salarial

O governo precisa cortar despesas? Sim. E alguns boatos na imprensa indicam que a100% tesourada pode ser dada no abono salarial.

Nunca recebi esse benefício. Provavelmente, nenhum dos meus colegas de classe no colegial e na faculdade, ou mesmo no trabalho, já recebeu. Ele é concedido a trabalhadores de baixa renda, um grupo que não inclui meus colegas de escola privada em bairro nobre de São Paulo.

Para receber o benefício, empregados que recebem até dois salários mínimos mensais precisam contribuir para o Programa de Integração Social (PIS). É um incentivo à formalização do mercado de trabalho, além de ter um óbvio efeito distributivo que favorece o andar de baixo da sociedade.

Para o andar de cima, já temos as universidades públicas gratuitas – inclusive aquela que eu cursei e que me proporcionou um nível de renda bem superior ao dos beneficiários do abono salarial.

É possível que esse corte no abono salarial não passe mesmo de boato. De todo modo, gostaria que alguém me explicasse: por que é tão difícil cortar do andar de cima?

Abono salarial será extinto pelo governo?

abono salarial O governo precisa cortar despesas? Sim. E alguns boatos na imprensa indicam que a100% tesourada pode ser dada no abono salarial. Nunca recebi esse benefício. Provavelmente, nenhum dos meus colegas de classe no colegial e na faculdade, ou mesmo no trabalho, já recebeu. Ele é concedido a trabalhadores de baixa renda, um grupo que não inclui meus colegas de escola privada em bairro nobre de São Paulo. Para receber o benefício, empregados que recebem até dois salários mínimos mensais precisam contribuir para o Programa de Integração Social (PIS). É um incentivo à formalização do mercado de trabalho, além de ter um óbvio efeito distributivo que favorece o andar de baixo da sociedade. Para o andar de cima, já temos as universidades públicas gratuitas – inclusive aquela que eu cursei e que me proporcionou um nível de renda bem superior ao dos beneficiários do abono salarial. É possível que esse corte no abono salarial não passe mesmo de boato. De todo modo, gostaria que alguém me explicasse: por que é tão difícil cortar do andar de cima?
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.