Aula de economia em uma lavanderia, na manhã de um domingo qualquer

Neste ano estou visitando uma universidade no exterior. Moro em um conjunto de apartamentos da própria escola, que conta com uma lavanderia ampla. Para usar as máquinas de lavar e sacar, os moradores não precisam despender um centavo. Visitar a lavanderia em uma manhã de domingo é uma verdadeira aula de economia – especificamente, sobre como as pessoas reagem a incentivos.


Por que na manhã de domingo? Porque a lavanderia fica lotada, já que a maioria das pessoas não tem tempo de lavar roupa durante a semana.

Como eu disse, os moradores não precisam inserir dinheiro nas máquinas para colocá-las em funcionamento. Mas isso não quer dizer que não estejam pagando por isso – os custos da lavanderia estão incluídos no aluguel.

Só que, nessa configuração, o custo de usar uma máquina adicional é bem pequeno. No linguajar do economista, o custo marginal é quase nulo. O resultado: as pessoas utilizam muitas máquinas, colocando apenas um pouquinho de roupa em cada uma delas.

Claro, isso cria outro problema: tente encontrar uma máquina disponível em um dia em que todo mundo tem tempo de lavar roupa – como na manhã de domingo. É uma dificuldade imensa. E se você der uma espiadinha nas máquinas em uso, verá que estão longe de estarem ocupadas por completo.

Se as pessoas tivessem que pagar toda vez que usassem uma máquina, seu incentivo seria o de colocar mais roupas dentro dela. Assim, também sobrariam máquinas para os outros.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





Tags do post:

lavanderia economia

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.