Como os fundos de pensão são regulados?

No Brasil, o órgão que regula esses fundos de pensão é o PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar),  que obriga todos os fundos a reportarem balanços anuais, além de relatórios completos a cada trimestre.

5

Observa-se que a quantidade de fundos de pensão privados caiu de 2007 para cá, o que indica a quebra de muitos deles. Atualmente, são 308 os fundos de pensão no Brasil. Todos juntos atendem mais de sete milhões de pessoas e possuem aproximadamente R$810 bilhões em ativos.

Anualmente, é divulgado um relatório sobre os 300 maiores fundos de pensão do mundo. No último relatório, a Previ (Banco do Brasil) aparece em 69º lugar, sendo a primeira brasileira do ranking. A Petros (Petrobras) e a Funcef (Caixa Econômica Federal) completam essa lista em 201º e 227º, respectivamente.

Os grandes fundos de pensão são muito relevantes para algumas economias. A CalPERS (California Public Employee’s Retirement System) é uma das líderes mundiais de investimento no setor industrial e tem se comportado ultimamente como acionista ativista das empresas com que se relaciona, fazendo forte pressão sobre decisões financeiras e não financeiras para que seus interesses sejam  atendidos.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.