(D) Desenvolvimento financeiro

Apesar de ser uma potencial fonte de instabilidade (quando não regulado adequadamente), o setor financeiro é crucial para o desenvolvimento de um país. Isso porque frequentemente empreendedores – com ideias novas, que podem aumentar a produtividade do país – não possuem recursos próprios para iniciar seus negócios, inventar produtos novos, ampliar capacidade produtiva, entre outros, e precisam tomar recursos emprestados para empreender.

E como países em desenvolvimento têm mercados financeiros menos desenvolvidos, menos crédito chega às mãos desses empreendedores. Alguns deles deixam de iniciar seus negócios; outros acabam operando em escalas muito baixas. Isso acaba se traduzindo em uma PTF mais baixa para esses países.

Por que países mais pobres têm mercados financeiros menos desenvolvidos? Uma razão é o fato de os credores não terem seus direitos garantidos. No caso de o devedor não honrar sua dívida, ficam de mãos abanando. Nessas situações, os credores antecipam eventuais perdas com empréstimos, e tendem a emprestar menos (ou cobrar taxas de juros muito altas), o que acaba prejudicando indivíduos com potencial empreendedor.

Na verdade, um mercado financeiro pouco desenvolvido pode ser outra forma de barreira à competição – firmas mais competitivas não conseguem ameaçar as empresas estabelecidas por não conseguirem crédito.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.