Produtividade Total dos Fatores (PTF)

Suponha que o país "A" tenha uma PTF mais elevada que o país "B". O que isso quer dizer? Indica que, caso os dois países tivessem as mesmas quantidades de capital físico e capital humano, o país A conseguiria gerar mais produto – e portanto teria uma renda per capita mais elevada. É como se a tecnologia do país A fosse superior.

E como vimos, estoques de capital físico e humano não são suficientes para “explicar” uma fração considerável das diferenças de renda per capita entre países. Isso implica que as diferenças de PTF (a parte não explicada) são grandes, e que os países ricos tendem a ter PTFs significativamente mais elevadas do que países pobres.

Por que os países ricos parecem utilizar mais eficientemente seus estoques de capital físico e humano? Não há uma resposta única para isso. São vários os fatores que contribuem para a explicação a respeito das diferenças de PTF entre países. Economistas têm indicações desses fatores, que listamos a seguir e que serão discutidos nos próximos cartões:

A) Infraestrutura


B) Qualidade educacional


C) Barreiras à competição


D) Desenvolvimento financeiro


E) Estabilidade econômica e política


F) Instituições

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.