Diferenças de renda per capita entre países

As diferenças de renda per capita entre países são imensas – a da Suécia, por exemplo, é mais de 26 vezes maior do que a do Haiti.  O que está por trás dessas diferenças?

Economistas associam a produção total de uma economia a dois insumos básicos: capital físico e capital humano. A ideia é que países que têm mais desses insumos por habitante conseguirão produzir mais produto por pessoa – ou seja, terão uma renda per capita mais elevada.

Capital físico representa o estoque de máquinas, equipamentos, construção etc. disponíveis na economia. Esse insumo está relacionado à taxa de investimento, isto é, quanto do produto da economia é dedicado à aquisição de novas máquinas, construção de novas fábricas etc. Para obter mais capital físico, portanto, é preciso investir – quanto maior a fração do produto investida (razão investimento/PIB ou a taxa de investimento) maior o estoque de capital per capita da economia no longo prazo. Países mais ricos tendem a possuir taxas de investimento maiores.

O gráfico a seguir mostra a taxa de investimento no eixo horizontal (média entre 1980 e 2010) e a renda per capita em 2010 no eixo vertical; cada ponto representa um país. Para a taxa de investimento usamos a média em um período de 30 anos, pois essa variável muda muito de um ano para o outro. Fica evidente uma relação positiva entre as duas variáveis (apesar de não ser perfeita) - clique sempre nos gráficos se quiser ampliar a imagem.

dispersao 1

Capital humano reflete a qualificação média da força de trabalho, qualificação essa que normalmente é associada ao nível educacional médio dos trabalhadores de um país, medido pelo número de anos médios de estudo da população adulta.

O gráfico abaixo é semelhante ao anterior, mas relaciona a variável educacional (número médio de anos de estudo da população com 15 anos ou mais) à renda per capita. Ambas variáveis dizem respeito ao ano de 2010. Também no caso de capital humano, nota-se uma clara relação positiva: países mais ricos têm populações com maior nível educacional.

Fonte: Banco Mundial

Assim, as medidas de estoques de capital físico e humano por pessoa estão correlacionadas com a renda per capita. Entretanto, há outra questão mais importante: quanto da variação de renda per capita entre países pode ser “explicada” por diferenças nesses estoques? Esse exercício é denominado de contabilidade do desenvolvimento.

Os resultados desse exercício geralmente nos dizem que há uma parcela grande da variação da renda per capita que não pode ser “explicada” por diferenças nos estoques de capital físico e humano. Isso porque a dispersão de renda entre países é muito grande, em especial se comparada à dispersão nos dois tipos de capital. Essa parte não “explicada” é chamada de Produtividade Total dos Fatores (PTF).

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.