O que estudam os economistas?

Os economistas estudam as escolhas das pessoas quando elas se defrontam com restrições de recursos, de tempo, tecnológicas, morais etc. Estudam também as implicações dessas escolhas para o funcionamento da sociedade como um todo.

Dentro da economia, temos duas grandes áreas: a macroeconomia e a microeconomia. A macroeconomia olha para o todo; a micro, para o particular. Normalmente, a macroeconomia estuda a evolução de certas variáveis ao longo do tempo (dinâmica), enquanto a micro estuda fotografias mais minuciosas do momento.

A macroeconomia assemelha-se à visão panorâmica da floresta. Sem se preocupar com cada espécie aí vivendo, o macroeconomista analisa a evolução das características gerais da floresta ao longo do tempo. A microeconomia pode ser metaforicamente definida como a análise minuciosa do ecossistema da floresta. Nesse caso perde-se um pouco a visão do todo, em troca de maior riqueza de detalhes, da análise do particular.

As duas áreas se diferenciam nas questões que abordam.  Abaixo listamos alguns exemplos de perguntas que macroeconomistas buscam responder:


  • A inflação do país nos próximos 12 meses vai ficar acima da meta do Banco Central? Isso é muito ruim? Por quê?

  • O tamanho do déficit do governo federal cresceu nos últimos anos; quando isso leva a um crescimento da dívida que preocupa?

  • Por que nosso PIB cresceu menos que o da Coreia de 1980 para cá?

  • O que explica o desemprego ser ano após ano mais elevado na Europa do que nos EUA?


Note que a macroeconomia está interessada em variáveis agregadas, isto é, na taxa de inflação do país, taxa de desemprego, crescimento do PIB,  diferenças de renda entre países etc. No caso da inflação, por exemplo, busca-se entender o comportamento médio dos preços da economia, e não por que o preço de cada item está aumentando ou diminuindo.

Na microeconomia ocorre o contrário: busca-se entender o comportamento individual, abstraindo-o do agregado. Por exemplo: foca-se no comportamento dos preços de um mercado em particular, desconsiderando o que acontece com os demais mercados (e, em particular, com a média dos preços, isto é, a taxa de inflação). Algumas questões abordadas por microeconomistas incluem:

  • O que explica o diferencial de salários entre pessoas de cor de pele diferente?

  • Como o fato de a renda de um casal vir majoritariamente da mulher afeta os bens que são consumidos em um domicílio?

  • Por que os planos de seguro de carros exigem o pagamento de uma franquia?

  • Qual o problema de o bônus de um CEO de empresa estar atrelado ao lucro do ano?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.