Quais as causas do desenvolvimento econômico?

Até agora, indicamos quais são os determinantes próximos do desenvolvimento: capital físico, capital humano, infraestrutura, políticas econômicas etc. Esses fatores, no entanto, não caem do céu. Indivíduos (pessoas, empresas e governantes) fazem escolhas que condicionam os estoques de capital físico e humano, políticas econômicas implementadas, entre outras coisas. Deve haver uma razão mais profunda que explique por que alguns países são ricos e, ao mesmo tempo, fazem escolhas que conduzem a maior desenvolvimento. Essas razões mais profundas são chamadas causas fundamentais do desenvolvimento.

Por essa razão utilizamos as palavras “explica” ou “explicada” entre aspas nos cartões anteriores. De fato, com base nos dados de países não podemos afirmar categoricamente que mais educação, por exemplo, causa mais renda per capita, certo que ambas as variáveis podem estar sendo afetadas por um terceiro fator: a tal da causa fundamental.

Essas causas fundamentais refletem fatores que não podem ser alterados pelas escolhas dos indivíduos. Mas elas são importantes tanto para determinar as causas próximas, como o próprio grau de desenvolvimento. Candidatos a essas causas fundamentais incluem geografia, cultura, história e as instituições do país.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.