Comércio internacional por meio de transporte | Gráfico da Semana

Por quase uma semana o transporte de mercadorias pelo Canal de Suez foi interrompido por causa de um cargueiro atolado. Isso abalou o comércio internacional. Por sorte, o incidente durou poucos dias. Ainda assim, episódio foi significativo, pois a maior parte do comércio internacional é feita por vias marítimas. Confira o gráfico abaixo, que traz os serviços de transporte de exportações no mundo, divididos por meio de transporte, para os anos de 2010 e 2019.

Apesar da queda na participação ao longo da última década, o transporte marítimo ainda é responsável por mais da metade dos serviços de transporte de exportações no mundo.

Além disso, Suez é uma importante rota de comércio, sendo o caminho mais curto entre Ásia e Europa. Estima-se que mais de 10% do comércio mundial passe pelo canal.
 
Fonte dos dados
World Trade Statistical Review 2020. Disponível em: https://www.wto.org/english/res_e/statis_e/wts2020_e/wts20_toc_e.htm


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.