Discordo do Por Quê? sobre os dividendos!

Já faz algum tempo que estamos denunciando como falácia a estratégia de comprar ações que são boas pagadoras de dividendos. Pessoas gostam de comprar ações que pagam dividendos porque, de tempos em tempos, cai na conta aquele dinheirinho gostoso. Só que, como já explicamos, esse dinheirinho que cai na conta é uma ilusão. Quando a empresa paga dois reais de dividendo, saem dois reais do caixa da empresa e, automaticamente, o preço da ação cai dois reais. Ou seja, entram dois reais na sua conta, mas a ação cai 2 reais. Então, ficam elas por elas. Você ficou mais rico, mas sua empresa ficou mais pobre. Se a empresa não tivesse pagado dividendo, isto é, se ela tivesse reinvestido o lucro, não mudaria absolutamente nada para você.


Espantosamente, muitas pessoas físicas que investem em ações têm uma dificuldade enorme para entender isso. Por exemplo, nos comentários dos textos que escrevemos aparece muita gente dizendo que discorda. Pessoal, não tem o que discordar. Falar, coisa que temos lido muito, que a ação que caiu dois reais porque pagou dividendo vai depois subir esses 2 reais mostra que a pessoa entende muito pouco de investimentos.

Não seja uma presa fácil das corretoras – elas adoram fazer propagandas do tipo: "Grande oportunidade! Empresa XPTO vai pagar dividendos! Aproveitem!”  Se você não consegue entender a falácia das boas pagadoras de dividendo e continua dizendo que discorda da gente, provavelmente você não tem que investir ações. Estamos sendo duros? É para o seu bem.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Muito cuidado nessa hora!

Muito cuidado nessa hora!

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.