Economia para crianças pequenas

Tradeoffs e custo de oportunidade são talvez os conceitos mais importantes em economia. Toda escolha é custosa porque, ao realizá-la, temos que abrir mão de outras coisas. Se você compra uma televisão nova, sobra menos dinheiro para outros gastos. Se você decide ficar a noite toda assistindo à nova série da Netflix, no dia seguinte terá menos disposição para trabalhar, estudar, praticar esportes e assim por diante.

Todos nós entendemos isso. Todos os dias, sentimos na pele os custos de nossas escolhas. Mas sempre achei difícil explicar essa ideia para crianças pequenas. Afinal, elas não têm muita noção do quanto as coisas custam. Não têm a dimensão, por exemplo, do impacto no orçamento da família de um brinquedo de 300 reais em um dia que nem é uma data especial. Talvez por isso esperneiem toda vez que recebem um não nessas situações. Não conseguem visualizar que há uso alternativo para esses recursos.

Crianças também dispõem de muito tempo nas mãos, e também têm dificuldade em entender restrição de tempo. Pais que precisam balancear trabalho e tarefas domésticas nessa pandemia sabem muito bem do que estou falando: quando a criança chama vocês para brincar no meio da tarde, ela não entende que aquele é o horário de trabalho.

Mas uma interação com meu filho de 7 anos durante essa semana me deu uma ideia de como ensinar as restrições a que estamos submetidos quando temos que escolher. O tablet dele não tinha mais espaço de armazenamento, pela quantidade de jogos e aplicativos instalados. Ele veio me dizer que queria instalar um jogo novo, e eu expliquei que tinha que apagar outros.

Ele pensou, e disse que gostava mais dos jogos antigos, e resolveu não instalar o novo. O custo de oportunidade apareceu de maneira cristalina. Para ter um novo jogo (que traz um benefício), precisa abrir mão de outros. Ainda que não estejamos gastando dinheiro nessa situação, há sim um custo envolvido.

Bom, a criança sempre pode dizer aos pais que quer um tablet com maior armazenamento. No caso do meu filho, ele ainda é muito novo para entender isso. Mas logo perceberá. Então, a lição provavelmente acabará.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Privatiza tudo!

Privatiza tudo!

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.