Finalmente uma boa notícia | Gráfico da Semana

O Estadão teve acesso aos dados de notas fiscais eletrônicas da Receita Federal – veja aqui. Com base nessa matéria, produzimos o gráfico abaixo que mostra, mês a mês, o valor médio diário das vendas por meio de notas fiscais eletrônicas no Brasil. Descontamos desses valores o impacto da inflação, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os valores, assim, estão em reais de janeiro de 2019.

A linha azul mostra os valores de janeiro a julho para o ano passado. Já a linha rosa traz as mesmas informações, mas para 2020. Notamos uma queda grande nos meses de abril e maio – os valores estão quase 20% abaixo dos verificados para os mesmos meses do ano passado.

No entanto, temos uma boa recuperação em junho – um crescimento de 8% em relação ao mesmo mês em 2019. Sem dúvida uma boa notícia. Mas ainda é muito cedo para falar em retomada. Temos que esperar que mais dados sejam divulgados.
 
Observação: ainda não temos o valor do IPCA para junho. Assim, usei o IPCA-15 (visto como uma prévia da inflação) para esse mês.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.