Gráfico da Semana | O declínio da TV por assinatura

Nos Estados Unidos, a TV paga está perdendo assinaturas a uma velocidade espantosa. O gráfico abaixo mostra a evolução do número de assinantes dos principais provedores desde o final de 2016 (dados trimestrais). Entre o quarto trimestre de 2016 e o segundo trimestre de 2019, tivemos cerca de 7 milhões de assinaturas a menos – uma redução de 7,5%.





Isso provavelmente está ligado, pelo menos em parte, à entrada e expansão de serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime.

Streaming e TV paga são o que chamamos em economia de bens substitutos: o aumento do consumo de um deles está associado a uma redução do outro. Bens complementares, por outro lado, tendem a ser consumidos conjuntamente – seu consumo tende a andar na mesma direção. É o caso de streaming e internet de banda larga.



Quando olhamos a evolução do número de assinaturas de internet de banda larga nos Estados Unidos, notamos justamente o inverso do gráfico anterior. Uma subida contínua, e em proporção muito semelhante à queda verificada no caso da TV paga. Veja a seguir. 




 Fonte dos Dados: Leichtman Research Group.

https://www.leichtmanresearch.com/research-notes/



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