Investidores amadores vão pior do que macacos?

Como dissemos na semana passada (https://porque.com.br/as-pegadinhas-da-renda-variavel), vamos começar uma série de posts sobre as pegadinhas dos investimentos em ações. Com a queda dos juros no Brasil, muita gente está sendo atraída para a Bolsa e não pode bobear!

Antes de dissecarmos pegadinha por pegadinha, é importante deixar claro o seguinte fato: a maioria das pessoas (isto é, investidores não profissionais) que decidem operar diretamente na Bolsa vai pior do que iria um macaco que comprasse ações aleatoriamente.

Uau, que frase forte! Mas é isso mesmo, caro leitor. Alguns artigos acadêmicos bem publicados mostram exatamente isso. Mais claramente: a maioria das pessoas que decide escolher ações específicas para comprar, fazendo o que chamamos de stock picking, teria ido melhor se tivesse simplesmente fechado o olho e comprado a carteira de mercado.

Incrível, não é? Ao querer escolher suas ações, dando uma de sabichonas, a maioria das pessoas acaba escolhendo errado. É como se em uma prova de múltipla escolha com cinco alternativas por pergunta, essas pessoas acertassem menos do que 20% das perguntas!

Como pode? É aí que entram as tais das pegadinhas do mercado de ações, de que vamos tratar aqui a cada semana. Se a prova de múltipla escolha de cinco alternativas por pergunta estivesse recheada de pegadinhas, um aluno que tentasse ler e responder sem ter estudado muito teria, de fato, grandes chances de tirar menos de 20%, certo? Seria melhor fechar o olho e chutar tudo! E é exatamente isso que acontece no mercado de ações, como vamos discutir aqui.

Nossa discussão será baseada em literatura acadêmica séria. Ou seja, não terá espaço para achismos. Em todos os posts vamos citar os artigos que embasam a discussão. Na semana que vem, vamos falar sobre a pegadinha número 1, conhecida em inglês por disposition effect. Até lá!

 

Bibliografia de hoje:                                                              

Barber and Odean (2000). "Trading is hazardous to your wealth: the common stock investment performance of individual investors". The Journal of Finance. [https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=219228]

Grinblatt, and Keloharju (2000). “The investment behavior and performance of various investor types: A study of Finland’s unique data set”. Journal of Financial Economics. [https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304405X99000446]

Barber, Lee, Liu, and Odean (2009). “Just how much do individual investors lose by trading?” Review of Financial Studies. [https://faculty.haas.berkeley.edu/odean/Papers%20current%20versions/JustHowMuchDoIndividualInvestorsLose_RFS_2009.pdf]


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
O pato soy yo?

O pato soy yo?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.