Já pagou seu DARF?

Trinta de junho foi o último dia para o envio da declaração do imposto de renda. Também foi o dia de pagamento do DARF referente aos ganhos nas operações na Bolsa de Valores realizadas no mês de maio.

O procedimento é incômodo, mas relativamente simples. Todo ganho obtido com a venda de ações em um mês é taxado em 15% pelo fisco. No caso de operações de day trade, a alíquota é mais alta, de 20%. O investidor só não precisa pagar se acumulou perdas no passado ou se vendeu menos de 20 mil reais no mês.
Todos os investidores que especulam na Bolsa deveriam saber quando têm de pagar imposto e quando não. Em particular, deveriam vender menos de 20 mil reais sempre que possível. No entanto, muitos investidores desatentos deixam de aproveitar essa oportunidade.   

Em um estudo que escrevi com alguns colegas, encontramos um número grande de investidores que vende logo acima do limite de 20 mil reais e acaba pagando mais imposto do que deveria. Até aí, nada demais. O curioso é que esse pequeno deslize acaba revelando bastante sobre outras decisões do investidor que não têm a ver com questões tributárias. No caso, mostramos que o investidor desatento sofre mais com vieses comportamentais e apresenta uma performance futura pior, mesmo controlando por uma série de variáveis que capta conhecimento e experiência prévia na Bolsa. Esse é o primeiro estudo a utilizar dados reais de Bolsa para relacionar desatenção com vieses comportamentais.

Por isso, fique atento e veja se não está pagando mais impostos do que deveria.

Nesse processo, é possível que você descubra também que é suscetível a vieses comportamentais e que está cometendo outros erros mais graves de investimento.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.