Não vá no conselho daquele seu primo rico!

"Na semana passada, a Bolsa caiu 10%." Isso é um fato.

"Na semana passada, a Bolsa caiu 10% por causa do coronavírus." Isso já não é um fato, mas uma interpretação. Dada a relevância do evento, é uma interpretação muito provavelmente correta.

"Na semana passada, a Bolsa caiu 10% por causa do coronavírus, e foi uma queda exagerada." Ah, meus amigos, isso aqui já é chute. Dizer que a Bolsa caiu muito, subiu pouco, caiu pouco ou subiu muito é uma afirmação cheia de incertezas. Você até pode fazer uma boa análise justificando sua opinião, mas sempre vai haver grandes dúvidas.

No entanto, não é raro a "análise" do chute mostrar um completo desconhecimento sobre Bolsa. Por exemplo, quando os "analistas" pensam que a Bolsa é como um shopping center. Há um mês eu fui ao shopping e vi uma camisa bonita sendo vendida por 300 reais. Achei muito cara e não comprei. Duas semanas depois, eu vi a mesma camisa sendo vendida com 50% de desconto! A mesma camisa! Comprei na hora. Belo desconto, não é? Fiquei contente. Tudo certo.

Mas, amigos, a Bolsa não é shopping, e não vende camisa. Se uma ação cai 50%, ela não é mais a mesma ação – deve ter havido um bom motivo para ela desvalorizar. É como se a camisa tivesse sido furada. A ação caiu muito, caiu pouco? Não sei, tem que pensar muito sobre isso. O que não pode é você automaticamente dizer: "Olha, aquela ação sendo vendida mais barato! Uma boa oportunidade!" Quem pensa assim não entende nada de Bolsa.

Mas, com muita angústia, vejo bastante gente que dá conselhos sobre investimento profissionalmente pensando que a Bolsa é shopping. Por exemplo, em seu Twitter, um cara que se diz seu parente rico, escreveu assim na quarta-feira passada: "Pra um dia como hoje – mercado deve abrir com queda forte –, quero te lembrar da história do iPhone. Você já tinha se decidido. Iria até a Apple comprar seu iPhone por 4 mil reais. Chegou na loja, ele tá custando 3,2 mil reais. Você fica feliz, ou não compra mais?" Ai, ai, ai... Muito cuidado, pessoal...




Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
A polêmica das farmácias

A polêmica das farmácias

Democracia importa

Democracia importa

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.