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Em março de 2017, escrevemos sobre a regulação da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) que passou a permitir a cobrança da bagagem nos aviões, assim como se faz nos Estados Unidos e na Europa - ver aquiConforme explicamos, permitir maior liberdade para o mercado funcionar poderia beneficiar os consumidores mais pobres, que poderiam comprar passagens mais baratas ao abrir mão de pequenos luxos, como a refeição em bordo ou a escolha da poltrona.

Mencionamos também a experiência europeia, em que a desregulamentação do mercado (isto é, menos interferência do governo) abriu espaço para o surgimento de companhias aéreas especializadas em voos baratos.



A boa notícia é que a novidade está chegando aos voos internacionais no Brasil. A companhia norueguesa Norwegian Air, que oferece os voos mais baratos dos Estados Unidos para a Europa, foi autorizada pela ANAC a operar uma rota entre o Brasil e a Europa.

Como sabemos que a entrada da Norwegian Air vai beneficiar o consumidor brasileiro?

Não precisamos olhar para quanto ela cobra nos voos de Nova York para Londres (160 dólares para uma passagem de ida em outubro), pois podemos verificar seus preços nos voos de Buenos Aires para Londres, que são ligeiramente mais longos do que um voo de São Paulo para Londres. Saindo no dia 21 de agosto e retornando no dia 27 do mesmo mês, a Norwegian cobra 812 dólares de Buenos Aires para Londres, em um voo direto, sem penduricalhos. A única outra companhia que faz esse voo sem paradas é a British Airways, que cobra 1718 dólares, mais que o dobro, mas oferece refeição de bordo... Cá no Brasil, temos a opção da Latam, que já oferece preços mais razoáveis (1192 dólares), mas podemos vislumbrar, conservadoramente, que a entrada da Norwegian pode levar os preços das passagens para abaixo dos 800 dólares. A Norwegian certamente cobrará pela bagagem. Vamos todos aprender a viajar de mochila e mais dinheiro no bolso!  

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Norwegian Air vai operar voos no Brasil! Como fica o consumidor?

Em março de 2017, escrevemos sobre a regulação da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) que passou a permitir a cobrança da bagagem nos aviões, assim como se faz nos Estados Unidos e na Europa - ver aquiConforme explicamos, permitir maior liberdade para o mercado funcionar poderia beneficiar os consumidores mais pobres, que poderiam comprar passagens mais baratas ao abrir mão de pequenos luxos, como a refeição em bordo ou a escolha da poltrona. Mencionamos também a experiência europeia, em que a desregulamentação do mercado (isto é, menos interferência do governo) abriu espaço para o surgimento de companhias aéreas especializadas em voos baratos. ? A boa notícia é que a novidade está chegando aos voos internacionais no Brasil. A companhia norueguesa Norwegian Air, que oferece os voos mais baratos dos Estados Unidos para a Europa, foi autorizada pela ANAC a operar uma rota entre o Brasil e a Europa. Como sabemos que a entrada da Norwegian Air vai beneficiar o consumidor brasileiro? Não precisamos olhar para quanto ela cobra nos voos de Nova York para Londres (160 dólares para uma passagem de ida em outubro), pois podemos verificar seus preços nos voos de Buenos Aires para Londres, que são ligeiramente mais longos do que um voo de São Paulo para Londres. Saindo no dia 21 de agosto e retornando no dia 27 do mesmo mês, a Norwegian cobra 812 dólares de Buenos Aires para Londres, em um voo direto, sem penduricalhos. A única outra companhia que faz esse voo sem paradas é a British Airways, que cobra 1718 dólares, mais que o dobro, mas oferece refeição de bordo... Cá no Brasil, temos a opção da Latam, que já oferece preços mais razoáveis (1192 dólares), mas podemos vislumbrar, conservadoramente, que a entrada da Norwegian pode levar os preços das passagens para abaixo dos 800 dólares. A Norwegian certamente cobrará pela bagagem. Vamos todos aprender a viajar de mochila e mais dinheiro no bolso!   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
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