O ataque de drones na Arábia Saudita e as ações de empresas de energia | Gráfico da Semana

Durante o fim de semana, instalações de produção de petróleo na Arábia Saudita sofreram ataques de drones. Estima-se que 50% da produção do país foi comprometida. Isso foi suficiente para jogar nas alturas o preço dopetróleo no mercado internacional.

Em geral, essa é uma notícia ruim para a economia mundial. Mas nem todos os setores saem perdendo. Para quem produz petróleo (e não sofreu ataque de drones), um preço mais alto significa maior lucratividade, o que reflete nos preços das ações de companhias do setor. Por exemplo, as ações da Petrobras subiram mais de 4% na Bovespa ontem (16 de setembro).

O gráfico abaixo mostra a variação do preço das ações das 15 maiores empresas de energia listadas na Bolsa de Nova York (a Petrobras é a 14ª). A maioria delas tem petróleo e gás como seu principal negócio, mas todas apresentam pelo menos algum envolvimento no setor. As barras azuis mostram a variação no preço entre o fechamento na sexta (13 de setembro) e a abertura na segunda, dia 16. Como o mercado não operou no fim de semana, isso capta o momento em que a nova informação é incorporada nos preços. Já as barras azuis exibem a variação do preço ao longo do dia ontem – fechamento na segunda contra fechamento na sexta.


Note que todas as 15 empresas tiveram aumento de preços – muitos dos quais substanciais, acima de 5%.

Esse movimento não reflete a valorização geral da Bolsa. Abaixo comparamos a variação média dos preços das ações das 15 empresas acima com o índice da Bolsa de Nova York (que incorpora um conjunto amplo de companhias). Trata-se de uma média ponderada, em que o peso de cada empresa é dado por seu valor de mercado (segundo trimestre de 2017).


A Bolsa de Nova York abriu subindo um pouquinho e acabou caindo no fim do dia (em comparação ao fechamento de sexta). Nada próximo do que aconteceu com as empresas de energia, o que sugere que o movimento observado é, de fato, algo específico ao setor.

 

Fonte dos dados

Preço de ações – Yahoo! Finance

https://finance.yahoo.com/

Lista das maiores empresas de energia listadas na Bolsa de Nova York e valor de mercado – Wikipedia

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_energy_companies


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!









BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.