O Banco Central americano baixou os juros e a Bolsa caiu! Por quê?

Com o avanço do coronavírus, bancos centrais estão se mexendo na tentativa de reduzir o impacto da doença sobre a economia. Na última terça-feira, o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, resolveu baixar a taxa de juros básica em 0,5 ponto percentual. E não fez isso como usualmente faz, em uma de suas reuniões periódicas. Convocou uma reunião de emergência, em que a decisão foi tomada e posteriormente anunciada para o público. O Fed não realizava algo nessa linha desde a crise de 2008.

Normalmente, quedas de juros são uma boa notícia para a Bolsa de Valores. Com títulos do governo pagando menos, investidores buscam alternativas mais rentáveis, ainda que para correr um pouquinho mais de risco. Isso atrai dinheiro para mercados de ações, que experimentam aumento de preços.

Ainda mais quando a mudança é inesperada, como no caso do Fed. Todo mundo esperava uma queda nos juros, mas não tão cedo. O Fed tem uma reunião agendada para o dia 18, mas mesmo assim resolveu se antecipar.

Entretanto, mesmo com a notícia da redução dos juros, as bolsas caíram naquele dia. Por quê?

Uma possível explicação: ao convocar uma reunião extraordinária, o Fed sinaliza ao mercado que a situação é pior do que acreditamos. Pode ser que a autoridade monetária esteja enxergando que a atividade econômica já dá sinais de desaceleração forte, por exemplo, e que precisa agir o quanto antes.

Investidores olham para isso e começam a desconfiar de que a economia está indo de mal a pior. Especialmente em um cenário como o atual, de grande incerteza por causa do coronavírus, ninguém quer correr muito risco. Os investidores pulam fora do mercado de ações, o que derruba a Bolsa.

É como se um parente te ligasse de madrugada apenas para dizer que está tudo bem. Você acreditaria que está tudo bem?




Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Preços esquisitos

Preços esquisitos

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.