O Banco Mundial sabotou a presidente do Chile?

michelle-bachelet-divulgação

Durante o último fim de semana, o tema da conversa entre economista nas mídias sociais foi o relatório Doing Business do Banco Mundial, divulgado no final de 2017. A imprensa noticiou que a instituição investigaria uma manipulação no ranking que teria prejudicado o Chile ao longo do mandato da presidente Michelle Bachelet - veja mais aqui.

Doing Business é talvez a mais influente das publicações do Banco Mundial. Seu objetivo é comparar o clima de negócios entre países e estimular melhorias. Itens como a facilidade de abrir e fechar um negócio, contratar e demitir trabalhadores, cobrar dívidas ou obter eletricidade, entre outros, são medidos e comparados. É, portanto, importante que o relatório seja transparente e confiável. Muitos países do mundo têm agências de governo voltadas para gerar mudanças de política a fim de melhorar sua posição no ranking, por meio de desburocratização e da aprovação de leis que eliminam barreiras e dificuldades.

Segundo as notícias, o Banco Mundial teria mudado a metodologia do Doing Business deliberadamente para prejudicar o Chile. Sabendo como funcionam burocracias como o Banco Mundial, a narrativa parece um pouco absurda. Para mudar a metodologia de um índice, ainda mais um índice tão respeitado e influente como o ranking do Doing Business, é necessária a aprovação de diversos departamentos e gestores com poder de veto.

Ao acompanhar o debate, fica difícil acreditar que tenha ocorrido algo diferente de uma coincidência. Sim, houve mudanças na metodologia do Doing Business e, infelizmente para o Chile, o lugar do país no ranking caiu algumas posições — de acordo com uma análise dos dados conduzida pelo economista Paul Romer, a queda teria ocorrido mesmo que não houvesse mudanças, como pode ser visto clicando aqui.

 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Instagram :)


BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Pedágio mais barato?

Pedágio mais barato?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.