O brasileiro confia na imprensa?

A mídia às vezes exagera nos assuntos desimportantes, porque eles rendem notícia, e em algumas ocasiões erra grosseiramente. Mas isso é um custo baixo a pagar pelo benefício de contar com uma imprensa forte e independente. E está aí uma qualidade importante do Brasil: sua imprensa.

A organização Transparência Internacional, em pesquisa conduzida em vários países em 2011, perguntou em quem as pessoas mais confiavam para lidar com a corrupção. As opções apresentadas estão no gráfico abaixo, que mostra o porcentual de pessoas que responderam “a imprensa”. E poucas sociedades confiam tanto na mídia para essa tarefa como a nossa.

imprensa 01

Mas não é óbvio que quando você não confia no governo, confia na imprensa, o que tornaria o gráfico menos interessante?

Depende: e se o governo for dono da mídia ou a mantiver no cabresto?

Mais ainda: o entrevistado da enquete da Transparência Internacional não tem apenas as opções “governo” ou “mídia”; ele tem cinco, incluindo “ninguém”!

Então o resultado não é, em princípio, nada óbvio.

O gráfico seguinte mostra que, em geral, nos países onde se confia pouco no governo, confia-se mais na imprensa, mas há uma enorme dispersão em torno da reta de melhor ajuste dessa associação.

O Brasil está bem acima da reta, o que sugere que a confiança na nossa mídia não vem só da desconfiança em nosso governo.

imprensa 02

E aí, você arrisca um palpite? Por que será que o brasileiro, na comparação com outros países, confia tanto no trabalho de seus jornalistas?

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.