O capital é protegido? Então quero dois!

Várias corretoras andam oferecendo COEs – a tia de um amigo comprou dois na semana passada... Mas o que é um COE?

Um COE (Certificado de Operação Estruturada) é um produto financeiro estruturado que combina diversos ativos, como ações, cotas de fundos, opções e outros derivativos. Isto é, um COE é um pacotinho com um monte de ativos financeiros complexos – muitos deles negociados em balcão e cujo preço não se sabe ao certo qual é – que, se fossem vendidos individualmente, dificilmente a tia do meu amigo compraria.  

Apesar do conteúdo complexo, os COEs são um sucesso de vendas. O estoque atual de COEs já ultrapassou a marca dos 19 bilhões de reais.

Como é possível venderem tanto?

Eu arriscaria dizer que é por causa da embalagem. Os laços e as cores mais usados nas embalagens são os seguintes:

1.       Nomes chiques. Os ativos que compõem os COEs são em geral ações de famosas empresas internacionais como Facebook, Nike, Spotify e McDonald’s.

2.       Renda fixa com ganhos de renda variável. A previsibilidade da renda fixa, mas com ganhos de renda variável – é o que dizem. O melhor dos mundos, meio aliche, meio muçarela.

3.       Capital garantido. A cereja do bolo. Já pensou, investir em renda variável e não perder dinheiro nunca?

Se parece muito bom para ser verdade, é porque não é! Onde está a pegadinha? Aqui: as probabilidades dos cenários dos COEs são, via de regra, desfavoráveis!

Os COEs atrelam a sua rentabilidade à realização de cenários. Por exemplo, caso a ação X e a ação Y subam até o final do ano, você terá uma rentabilidade de 10%. Caso contrário, você terá o seu capital de volta – rentabilidade de 0%.

O que nunca vem na embalagem é que a probabilidade do cenário bom é baixa, de por exemplo, 20%, e a do cenário ruim é alta, de 80%. Nesse caso, que não está distante da realidade de muitos COEs (eu mesmo simulei a probabilidade de alguns deles), a sua rentabilidade seria então de 2% ao ano, bem abaixo do que você obteria se aplicasse na taxa Selic, que rende 4,5% ao ano.

Não faça como a tia do meu amigo e não seja enganado pela embalagem: peça para ver o conteúdo do produto, isto é, peça para ver as probabilidades dos cenários!


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
O pato soy yo?

O pato soy yo?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.