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Consumidores não prestam atenção em tudo quando tomam suas decisões no dia a dia. Algumas coisas chamam mais atenção do que outras. Já falamos recentemente sobre os preços terminados em 99 centavos – por exemplo, R$ 7,99. Tendemos a focar mais no valor antes da vírgula do que no restante, o que nos dá a impressão que o preço está relativamente próximo de R$ 7,00, quando na verdade ele é praticamente R$ 8,00.

De tempos em tempos, as empresas mudam a embalagem de seus produtos. E isso mexe no preço sem que percebamos. O caso do Halls é bem interessante, pois tanto a versão nova quanto a velha do produto estão à venda no mercado. Veja na foto abaixo: a embalagem de cima é a velha (balas retangulares e envoltas em papel) e a de baixo, a nova (com balas quadradas e envoltas em plástico). A composição é a mesma, haja vista que na embalagem da versão mais nova consta: “Mesmo Halls, novo formato”.



Em todos os lugares por onde passei, as duas versões eram vendidas pelo mesmo preço. No meu caso, paguei R$ 1,50 por cada. Mas há uma informação que pode passar despercebida pelo consumidor. O novo Halls tem peso menor: 28 gramas contra 34 gramas do Halls antigo. Cerca de 20% a menos!

Como elas são vendidas pelo mesmo preço, isso significa que, por grama, a versão mais nova é aproximadamente 20% mais cara.

É claro que os produtos são diferentes, o que justificaria a discrepância observada de preços. A questão é: você estaria disposto a pagar 20% a mais só para ter balas embaladas em plástico e em formato quadrado?

 

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O curioso caso do preço do Halls

Consumidores não prestam atenção em tudo quando tomam suas decisões no dia a dia. Algumas coisas chamam mais atenção do que outras. Já falamos recentemente sobre os preços terminados em 99 centavos – por exemplo, R$ 7,99. Tendemos a focar mais no valor antes da vírgula do que no restante, o que nos dá a impressão que o preço está relativamente próximo de R$ 7,00, quando na verdade ele é praticamente R$ 8,00. De tempos em tempos, as empresas mudam a embalagem de seus produtos. E isso mexe no preço sem que percebamos. O caso do Halls é bem interessante, pois tanto a versão nova quanto a velha do produto estão à venda no mercado. Veja na foto abaixo: a embalagem de cima é a velha (balas retangulares e envoltas em papel) e a de baixo, a nova (com balas quadradas e envoltas em plástico). A composição é a mesma, haja vista que na embalagem da versão mais nova consta: “Mesmo Halls, novo formato”. Em todos os lugares por onde passei, as duas versões eram vendidas pelo mesmo preço. No meu caso, paguei R$ 1,50 por cada. Mas há uma informação que pode passar despercebida pelo consumidor. O novo Halls tem peso menor: 28 gramas contra 34 gramas do Halls antigo. Cerca de 20% a menos! Como elas são vendidas pelo mesmo preço, isso significa que, por grama, a versão mais nova é aproximadamente 20% mais cara. É claro que os produtos são diferentes, o que justificaria a discrepância observada de preços. A questão é: você estaria disposto a pagar 20% a mais só para ter balas embaladas em plástico e em formato quadrado?   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
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