Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Na quarta-feira passada, finalmente, o Ibovespa fechou acima dos tão falados 100 mil pontos. Já escrevemos aqui[1] que esse valor é arbitrário e não tem nada de muito especial. Mas sem dúvida é um número bonito. Muita gente está comemorando.

No entanto, embora os 100 mil sejam de fato a máxima histórica do Ibovespa em termos nominais, em termos reais estamos bem longe dela. Mais precisamente, 30% longe. O gráfico abaixo mostra o Ibovespa desinflacionado pelo IPCA.



A máxima histórica foi em maio de 2008, época em que estávamos muito animados com o pré-sal e logo antes da megacrise financeira global.  O Ibovespa real estava em 24.211. Agora está em 18.521. Ou seja, para chegar ao nosso pico histórico de empolgação, ainda precisamos valorizar outros 30% e chegar aos 130 mil – mais um número redondo para ficarmos de olho. Será que vai? É possível, é possível... Como falamos outro dia, os juros no Brasil nunca estiveram tão baixos.[2] E essa enorme queda dos juros dos últimos tempos ainda não se refletiu na Bolsa. Será que vai?

[1] http://porque.com.br/os-100-mil-pontos-da-bolsa/

[2] http://porque.com.br/a-moleza-ta-acabando/

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! Curta as nossas fotos no Instagram!

Mande uma mensagem pra gente e receba nosso conteúdo no seu celular: (11) 99435-0365

O Ibovespa está na máxima histórica?

Na quarta-feira passada, finalmente, o Ibovespa fechou acima dos tão falados 100 mil pontos. Já escrevemos aqui[1] que esse valor é arbitrário e não tem nada de muito especial. Mas sem dúvida é um número bonito. Muita gente está comemorando. No entanto, embora os 100 mil sejam de fato a máxima histórica do Ibovespa em termos nominais, em termos reais estamos bem longe dela. Mais precisamente, 30% longe. O gráfico abaixo mostra o Ibovespa desinflacionado pelo IPCA. A máxima histórica foi em maio de 2008, época em que estávamos muito animados com o pré-sal e logo antes da megacrise financeira global.  O Ibovespa real estava em 24.211. Agora está em 18.521. Ou seja, para chegar ao nosso pico histórico de empolgação, ainda precisamos valorizar outros 30% e chegar aos 130 mil – mais um número redondo para ficarmos de olho. Será que vai? É possível, é possível... Como falamos outro dia, os juros no Brasil nunca estiveram tão baixos.[2] E essa enorme queda dos juros dos últimos tempos ainda não se refletiu na Bolsa. Será que vai? [1] http://porque.com.br/os-100-mil-pontos-da-bolsa/ [2] http://porque.com.br/a-moleza-ta-acabando/ Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! Curta as nossas fotos no Instagram!


Mande uma mensagem pra gente e receba nosso conteúdo no seu celular: (11) 99435-0365


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.