O IPO da XP

Ontem, a XP Investimentos abriu capital na Nasdaq, a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos. O preço da ação iniciou seu primeiro pregão a 27 dólares e terminou o dia valendo 34,46 dólares, numa valorização de 27,6% logo no primeiro dia!

Seria um sinal de que os investidores americanos estão especialmente otimistas com a empresa brasileira? Nem tanto, caro mestre. Na verdade, é muito comum que empresas valorizem logo no primeiro dia de negociação.

Segundo dados do professor Jay R. Ritter, da Universidade da Flórida, a valorização média no primeiro dia de negociação de IPOs (sigla em inglês para Initial Public Offering, termo utilizado para esse processo de abertura de capital em bolsa) é de 18,4% e, em nenhum dos anos desde 1980, que é quando começa a amostra, esse número foi negativo! Nada mau para apenas um dia de negociação. De fato, são raros os casos em que um IPO termina seu primeiro dia com desvalorização. Comentamos um caso desses aqui

Vários fatores estão por trás desse fenômeno. Um deles é que os pessimistas não são convidados para a festa de abertura.

Um investidor que acha que o preço da ação está sobrevalorizado vende a ação, exercendo pressão negativa sobre os preços. Mas, e se esse investidor não possuir a ação, como ele faz? Ele precisa vender a descoberto. Para fazer isso, o investidor tem que alugar a ação de alguém, pagar uma taxa de aluguel, e vender a ação alugada assim que a recebe.

Acontece que no primeiro dia de negociação, o mercado de aluguel de ações de uma empresa recém-nascida é capenga. Por isso, a proporção de otimistas nesse cenário é, em geral, maior que a de pessimistas, o que pode gerar um breve momento de sobrevalorização. Logo saberemos, no caso da XP, quantos pessimistas ficaram do lado de fora.




Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





Tags do post:

economia ipo

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.