O PIB no ano da pandemia | Gráfico da Semana

A pandemia atingiu em cheio as principais economias do mundo em 2020. O World Economic Outlook (WEO) do FMI apresenta dados macroeconômicos para diversos países. Selecionei países com pelo menos 1 milhão de habitantes, e que dispõem de dados definitivos para o ano passado. No gráfico a seguir vemos a taxa de crescimento do PIB para cerca de cinquenta economias.

A maioria teve crescimento negativo. Mas há sim países que ficaram no azul, sendo todos eles da Ásia e África. Por outro lado, nessas regiões houve também casos de quedas significativas. Países europeus e das Américas foram particularmente afetados. O Brasil está perto do meio da distribuição, com uma redução de pouco mais de 4% no PIB de 2020.
 
Observação: o PIB – produto interno bruto – mede o valor de tudo o que foi produzido pelo país em determinado período, e fornece uma medida da atividade econômica. Também mede a renda total da economia. Leia mais em: https://porque.com.br/cards/o-que-e-pib e https://porque.com.br/cards/o-que-e-renda.
 
Fonte dos dados
Produto Interno Bruto (PIB) a preços constantes, moeda local – taxa de crescimento. World Economic Outlook Database, Fundo Monetário Internacional. Disponível em: https://www.imf.org/en/Publications/WEO/weo-database/2021/April


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.