O prêmio Nobel de Economia|Gráfico da Semana

Ontem foram anunciados os vencedores do prêmio Nobel de Economia de 2019. Neste ano, os laureados são Esther Duflo, Abhjit Banerjee e MichaelKremer.

O propósito deste texto é consolidar algumas informações sobre os 84 laureados até aqui desde a criação do prêmio, em 1969.

A grande maioria deles é originária dos Estados Unidos. No gráfico abaixo, vemos que 50 dos 84 são americanos.




Esther Duflo, uma das vencedoras de 2019, é apenas a segunda mulher com um Nobel de Economia; a outra é Elinor Ostrom (2009). Aproximadamente 98% dos vencedores são do sexo masculino.




Duflo é também a economista mais jovem a receber o prêmio – aos 46 anos. O gráfico abaixo mostra os 10 laureados mais jovens. Entre todos os premiados, a média de idade é de 66,7 anos.



 

Fonte dos dados: Wikipedia



List of Nobel Memorial Prize laureates in Economics







Observações

1.      Alguns economistas listados têm mais de uma nacionalidade. Para construir o primeiro gráfico, considerei o primeiro país citado na lista da Wikipedia.

2.      A idade, no terceiro gráfico, foi calculada por aproximação, subtraindo do ano de premiação o ano de nascimento de cada economista. Para obter o ano de nascimento, seguiu-se o link referente a cada pessoa fornecido pela lista da Wikipedia. Por isso, Duflo aparece com 47 anos no gráfico, e não com 46 como mencionado no texto.







Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Privatiza tudo!

Privatiza tudo!

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.