Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

68949158_m
"Tenho uma ideia genial que vai revolucionar a indústria de parafusos.

Assim que ela for implantada, minha empresa vai conquistar mercados e exportar parafusos do Chile à China, gerando lucros para mim e para os outros investidores da minha empresa, empregos para milhares de trabalhadores e arrecadação de impostos para o governo brasileiro.

Serei o Rei do Parafuso.

Tudo que preciso é de um dinheirinho do governo..."

Parece ridículo, não? Afinal, se a ideia é tão boa assim, por que precisaria de apoio do governo?

Mas esta é exatamente a mentalidade dos empresários que pedem e dos governos que querem dar incentivos para a indústria.

A última desculpa é a chamada indústria 4.0.

Se você não sabe o que é isso, não consulte a Wikipedia porque pode acabar enganado.

Pois é:  a Wikipedia explica que  “Industry 4.0 is a name for the current trend of automation and data exchange in manufacturing technologies” – em português, “Indústria 4.0 é o nome para a tendência corrente de automação e intercâmbio de dados nas tecnologias de produção”.

Não confie nessa tal de Wikipedia: ela apenas nos conta o sentido literal das coisas. Por trás do sentido literal, às vezes há outro. No caso do Brasil, o governo federal está oferecendo uma linha de crédito de 7 bilhões de reais para incentivar a indústria 4.0.

Uma definição melhor de indústria 4.0 para o contexto tupiniquim seria: “Indústria 4.0 é a nova desculpa que industriais usam para pedir dinheiro público e o novo pretexto ao  qual políticos recorrem para distribuir dinheiro público para industriais amigos.”

Portanto, tome cuidado.

Sempre que alguém diz que quer fazer “política industrial”, está apenas lançando mão de um eufemismo para transferir recursos do bolso do contribuinte para o bolso de industrialistas.

Ênfase no “sempre”.

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)

O que "indústria 4.0" significa no Brasil?

68949158_m "Tenho uma ideia genial que vai revolucionar a indústria de parafusos. Assim que ela for implantada, minha empresa vai conquistar mercados e exportar parafusos do Chile à China, gerando lucros para mim e para os outros investidores da minha empresa, empregos para milhares de trabalhadores e arrecadação de impostos para o governo brasileiro. Serei o Rei do Parafuso. Tudo que preciso é de um dinheirinho do governo..." Parece ridículo, não? Afinal, se a ideia é tão boa assim, por que precisaria de apoio do governo? Mas esta é exatamente a mentalidade dos empresários que pedem e dos governos que querem dar incentivos para a indústria. A última desculpa é a chamada indústria 4.0. Se você não sabe o que é isso, não consulte a Wikipedia porque pode acabar enganado. Pois é:  a Wikipedia explica que  “Industry 4.0 is a name for the current trend of automation and data exchange in manufacturing technologies” – em português, “Indústria 4.0 é o nome para a tendência corrente de automação e intercâmbio de dados nas tecnologias de produção”. Não confie nessa tal de Wikipedia: ela apenas nos conta o sentido literal das coisas. Por trás do sentido literal, às vezes há outro. No caso do Brasil, o governo federal está oferecendo uma linha de crédito de 7 bilhões de reais para incentivar a indústria 4.0. Uma definição melhor de indústria 4.0 para o contexto tupiniquim seria: “Indústria 4.0 é a nova desculpa que industriais usam para pedir dinheiro público e o novo pretexto ao  qual políticos recorrem para distribuir dinheiro público para industriais amigos.” Portanto, tome cuidado. Sempre que alguém diz que quer fazer “política industrial”, está apenas lançando mão de um eufemismo para transferir recursos do bolso do contribuinte para o bolso de industrialistas. Ênfase no “sempre”.   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.