Por que a bilheteria de Vingadores: Ultimato não superou a de Avatar?

A notícia da semana no mundo do entretenimento foi o recorde estabelecido por Vingadores: Ultimato, que superou Avatar, de 2009, tornando-se a maior bilheteria mundial de todos os tempos. Muita gente argumenta que isso só foi possível graças a um truque da Disney, uma vez que o estúdio relançou o filme com alguns minutos a mais, permitindo que ele permanecesse em cartaz.

Mas há outro truque bem mais poderoso (e enganoso) por trás desses números, que tem a ver com a inflação.

A inflação faz com que o preço de tudo suba, incluindo os ingressos de cinema. Se cem pessoas vão ao cinema em 2010 assistir a Avatar, elas geram determinada bilheteria. Se as mesmas cem pessoas vão assistir a Ultimato em 2019, elas gerarão uma bilheteria maior simplesmente porque a inflação puxou o preço do ingresso para cima.

Bilheterias de cinema são normalmente divulgadas sem a correção dos preços pelo efeito da inflação. Isso faz com que os dados de filmes lançados em anos diferentes não sejam comparáveis. Assim, não faz sentido dizer que a bilheteria de Ultimato ultrapassou a de Avatar olhando apenas para a arrecadação total, sem expurgar o efeito da variação nos preços ocorrida ao longo da década.

Vamos então corrigir devidamente os valores. Partirei da bilheteria de Avatar e adicionarei a inflação entre 2010 e 2018. Como o filme foi lançado no final de 2009, considerarei a inflação a partir de 2010. Dessa forma, podemos calcular a bilheteria de Avatar em valores de 2018.

Ainda não sabemos qual é a inflação de 2019; vou supor que a inflação desde o início do ano foi zero para fazer a comparação. Isso não interfere na conclusão final, pois subestima a bilheteria de Avatar.

De acordo com dados do Banco Mundial, a inflação global entre 2010 e 2018 foi de 26,91% . No site boxofficemojo.com podemos encontrar os números das bilheterias de filmes. Para Avatar, o valor total é de 2.789.679.794 dólares. Adicionando a inflação desde 2010 – ou seja, multiplicando por 1,2691 – temos 3.540.480.337 dólares, que é a bilheteria do filme em valores de hoje.

É ainda bem maior que o valor reportado até aqui para a bilheteria de Ultimato – 2.791.424.137 dólares (dado coletado em 26 de julho de 2019). No caso, 26,83% mais alto. Parece muito difícil que Ultimato ainda ultrapasse Avatar, se considerarmos esse ajuste que fizemos.

Tudo isso não quer dizer que Avatar seja o filme mais popular de todos os tempos. Os dados de bilheteria mundial não são muito extensos, mas há informações para o mercado americano desde o início do século 20. E com um ajuste mais preciso, considerando o preço médio do ingresso de cinema – e não uma cesta de consumo, que normalmente embasa índices de inflação.

No ranking do mercado americano (já ajustando pela variação no preço do ingresso), Avatar aparece na 15ª posição e Ultimato em 16º.

Confira outros conteúdos em nosso site sobre inflação e bilheterias de cinema:

Por que ‘…E o vento levou’ tem a maior bilheteria da história?

http://porque.com.br/por-que-e-o-vento-levou-tem-a-maior-bilheteria-da-historia/

Qual episódio de Star Wars tem a maior bilheteria?

http://porque.com.br/qual-episodio-de-star-wars-tem-maior-bilheteria/

Han Solo bate recorde? | Economia é Tudo! #02

http://porque.com.br/han-solo-bate-recorde-economia-e-tudo-02/

 


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!


BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Muito cuidado nessa hora!

Muito cuidado nessa hora!

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.