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Muita gente ficou revoltada com os preços exorbitantes cobrados pelo Uber durante as chuvas que assolaram o Rio de Janeiro recentemente. Mas tal movimento de preços faz sentido nessa situação. O algoritmo do Uber emula a resposta dos preços à escassez, tal qual acontece em grande parte dos mercados.

Vamos pensar em um exemplo fictício para ilustrar. Suponha que, em uma cidade, o consumo de laranja seja provido pelos produtores mais próximos. Como trazer de longe custa dinheiro, fica mais barato comprar do produtor local mesmo.

De repente uma praga prejudica a produção de laranja da cidade. Entra em ação o sistema de preços. Com a escassez mais aguda, os preços sobem, tornando viável trazer laranjas de fora da cidade.  Há menos laranjas à disposição do que havia antes. No entanto,  se o preço não se mexesse, a situação seria muito pior, porque ninguém se habilitaria a trazer o produto de longe.

Vamos agora aplicar essa lógica ao caso do Uber durante as chuvas no Rio de Janeiro. Se o preço permanecesse o mesmo, pouca gente se arriscaria nas condições pelas quais passava a cidade. Porém, a disparada no preço faz com que alguns motoristas topem a aventura para ganhar uns trocados a mais.

Em outras palavras, se os preços não mudassem, não haveria Uber para ninguém. O preço exorbitante possibilita corridas pelo menos para algumas pessoas – justamente aquelas que topam pagar os valores mais altos.

 

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Por que a disparada dos preços do Uber no Rio faz sentido?

  Muita gente ficou revoltada com os preços exorbitantes cobrados pelo Uber durante as chuvas que assolaram o Rio de Janeiro recentemente. Mas tal movimento de preços faz sentido nessa situação. O algoritmo do Uber emula a resposta dos preços à escassez, tal qual acontece em grande parte dos mercados. Vamos pensar em um exemplo fictício para ilustrar. Suponha que, em uma cidade, o consumo de laranja seja provido pelos produtores mais próximos. Como trazer de longe custa dinheiro, fica mais barato comprar do produtor local mesmo. De repente uma praga prejudica a produção de laranja da cidade. Entra em ação o sistema de preços. Com a escassez mais aguda, os preços sobem, tornando viável trazer laranjas de fora da cidade.  Há menos laranjas à disposição do que havia antes. No entanto,  se o preço não se mexesse, a situação seria muito pior, porque ninguém se habilitaria a trazer o produto de longe. Vamos agora aplicar essa lógica ao caso do Uber durante as chuvas no Rio de Janeiro. Se o preço permanecesse o mesmo, pouca gente se arriscaria nas condições pelas quais passava a cidade. Porém, a disparada no preço faz com que alguns motoristas topem a aventura para ganhar uns trocados a mais. Em outras palavras, se os preços não mudassem, não haveria Uber para ninguém. O preço exorbitante possibilita corridas pelo menos para algumas pessoas – justamente aquelas que topam pagar os valores mais altos.   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
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