Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Com a perda do grau de investimento, alguns analistas têm argumentado que agora o governo vai tomar vergonha na cara e se reunir em torno da chamada “agenda Levy”.

É verdade, existe evidência empírica a favor da tese. Por exemplo, o Brasil só conseguiu se unir em torno do combate à inflação quando ela mais que ultrapassou o limite do sustentável, no começo dos anos 1990.

Mas agora o quadro é bem distinto.

A presidente Dilma Rousseff não demonstra verdadeira convicção sobre a necessidade de apertar os cintos. Baseou a sua campanha, aliás, em argumentos contrários aos do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. E o PT então? Nem se fala... Para piorar, as relações entre o Executivo e o Congresso estão desgastadíssimas.

Como aprovar medidas impopulares nesse cenário?

A coisa ainda parece ter de piorar bastante antes de melhorar. E dificilmente vai melhorar com a atual liderança.

Por que acreditar na "agenda Levy"?

Com a perda do grau de investimento, alguns analistas têm argumentado que agora o governo vai tomar vergonha na cara e se reunir em torno da chamada “agenda Levy”. É verdade, existe evidência empírica a favor da tese. Por exemplo, o Brasil só conseguiu se unir em torno do combate à inflação quando ela mais que ultrapassou o limite do sustentável, no começo dos anos 1990. Mas agora o quadro é bem distinto. A presidente Dilma Rousseff não demonstra verdadeira convicção sobre a necessidade de apertar os cintos. Baseou a sua campanha, aliás, em argumentos contrários aos do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. E o PT então? Nem se fala... Para piorar, as relações entre o Executivo e o Congresso estão desgastadíssimas. Como aprovar medidas impopulares nesse cenário? A coisa ainda parece ter de piorar bastante antes de melhorar. E dificilmente vai melhorar com a atual liderança.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

Política Fiscal
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.