Por que já estamos em recessão?

Às vezes a gente nem precisa medir com dados. Basta prestar atenção para vê-la desfilando por aí, toda prosa. A recessão, digo. Pergunte a qualquer pessoa na rua se estamos ou não em recessão. A resposta, muito provavelmente, será:

– Claro! Ou você não vê TV?

Precisa de uma explicação mais precisa para o termo?

Os economistas apelidaram de “recessão técnica” o seguinte evento: dois trimestres consecutivos de queda do Produto Interno Bruto (PIB). Se levarmos em conta essa definição, aliás, e se as previsões de recuo do PIB no segundo trimestre forem confirmadas, o veredito estará dado.

Nos primeiros três meses do ano, a queda da atividade econômica foi de 0,2%, como mostra o gráfico a seguir:

Mas, na prática, essa definição não é muito precisa. E se o PIB de um país cair 0,1% por dois trimestres seguidos por causa de uma seca muito forte? Ou por ter nevado muito entre novembro e fevereiro?

Nesses casos, não há muita razão pra se preocupar. Haveria motivos para perder o sono se houvesse uma grande crise internacional desaquecendo a economia interna.

No entanto, a economia do Brasil fraqueja por motivos menos imponderáveis. A crise nacional acontece porque a política econômica foi mal conduzida por anos a fio, o que afetou muito a confiança dos empresários.

Mas vamos voltar às técnicas para medir uma recessão?

Existe um método muito melhor do que contabilizar dois trimestres de queda de PIB. Há uma grande variedade de dados de atividade econômica que todo cidadão sente na pele, seja ele produtor ou consumidor: vendas, produção industrial, desemprego, salários, inflação, etc.

Essas são estatísticas que extraem o sumo do conjunto de fatores necessários para indicar a tendência geral da economia – é o chamado “componente principal”.

Informações mais amplas, como essas, são usadas para identificar recessões no mundo todo. E, agora, é a vez do Brasil! Esse modelo diz o que você já suspeitava: estamos mesmo em recessão.

+ LEIA MAIS TEXTOS DO AUTOR 

+ POR QUE SEM CREDIBILIDADE NÃO TEM AJUSTE FISCAL?

Tags do post:

Recessão

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.