Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Estrangeiros não podem comprar terras no Brasil. Mas isso pode mudar. O sinal foi dado pelo novo ministro da Agricultura: Blairo Maggi se diz favorável a uma mudança na legislação que permita a compra de terras no Brasil por quem nasceu em outras bandas.

A ideia é boa. A proibição do acesso de estrangeiros à posse da terras inviabiliza o financiamento à agricultura por bancos estrangeiros.



— Como é que é?

Em geral, só é atraente para qualquer banco conceder crédito rural se for dada garantia física. Neste caso, por exemplo, a própria terra do agricultor. Caso ele fuja com o dinheiro ou então não consiga pagar o que deve, o banco toma a propriedade como forma de ressarcimento.

Pela lei brasileira, bancos estrangeiros não podem tomar posse da propriedade de um fazendeiro que não honrou compromissos. Sem essa garantia, esses bancos estrangeiros não querem conceder linhas de crédito.

— Mas se vendermos nossas terras vamos vender o Brasil?

Não, de jeito nenhum.

Se um estrangeiro compra porções de terras no Brasil, essa área continua pertencendo ao território nacional. Portanto, submissa às leis brasileiras, aos nossos impostos e às nossas restrições ambientais e de uso da terra.

Por que liberar a venda de terras para estrangeiros?

Estrangeiros não podem comprar terras no Brasil. Mas isso pode mudar. O sinal foi dado pelo novo ministro da Agricultura: Blairo Maggi se diz favorável a uma mudança na legislação que permita a compra de terras no Brasil por quem nasceu em outras bandas. A ideia é boa. A proibição do acesso de estrangeiros à posse da terras inviabiliza o financiamento à agricultura por bancos estrangeiros. — Como é que é? Em geral, só é atraente para qualquer banco conceder crédito rural se for dada garantia física. Neste caso, por exemplo, a própria terra do agricultor. Caso ele fuja com o dinheiro ou então não consiga pagar o que deve, o banco toma a propriedade como forma de ressarcimento. Pela lei brasileira, bancos estrangeiros não podem tomar posse da propriedade de um fazendeiro que não honrou compromissos. Sem essa garantia, esses bancos estrangeiros não querem conceder linhas de crédito. — Mas se vendermos nossas terras vamos vender o Brasil? Não, de jeito nenhum. Se um estrangeiro compra porções de terras no Brasil, essa área continua pertencendo ao território nacional. Portanto, submissa às leis brasileiras, aos nossos impostos e às nossas restrições ambientais e de uso da terra.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

Investimento
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.